Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569
Título: Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.
Título(s) alternativo(s): Contributions of information and communication technologies to the education of mathematics teachers in distance modality.
Autor(es): Reis, Frederico da Silva
Esteves, Fausto Rogério
Palavras-chave: Educação a distância
Educação matemática no ensino superior
Distance education
Mathematics education in higher education
Data do documento: 2020
Referência: REIS, F. da S.; ESTEVES, F. R. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Revemop, Ouro Preto, v. 2, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4562>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Matemática na modalidade Educação a Distância. O referencial teórico-bibliográfico contempla trabalhos de Educação Matemática relacionados a Tecnologias, Formação de Professores e Educação a Distância. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir de atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas com utilização do software GeoGebra. As considerações finais apontam que as principais contribuições foram o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais dos futuros professores, além de uma mudança de perspectiva em relação à sua futura prática pedagógica.
Resumo em outra língua: The present work presents a research that investigated the contributions of Information and Communication Technologies to the Education of Mathematics Teachers in the modality called Distance Education. The theoretical-bibliographic reference includes works of Mathematics Education related to Technologies, Teacher Education and Distance Education. The field research was carried out with undergraduate students in Mathematics in the distance modality Federal University of Ouro Preto (UFOP), located in Minas Gerais from exploratory activities on various contents of Functions of the 1st and 2nd grades, Trigonometric Functions and Polynomial Functions were implemented using the GeoGebra software. The final considerations point out that the main contributions were the development of essential competences and skills of future teachers, in addition to a change of perspective in relation to their future practice pedagogical.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569
DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202020
ISSN: 2596-0245
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçõesTecnologiasInformação.pdf348,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.