Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14568
Título: Como ajudar Laura a comprar um carro : uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio.
Título(s) alternativo(s): How to help Laura buy a car : a didactic sequence for the financial education of students of High School.
Autor(es): Sodré, Aline Amanda Sousa Lopes
Viana, Marger da Conceição Ventura
Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Educação matemática
Mathematics education
Data do documento: 2020
Referência: SODRÉ, A. A. S. L.; VIANA, M. da C. V.; TORISU, E. M. Como ajudar Laura a comprar um carro: uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, 2020. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/308>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Educar-se financeiramente parece ser necessidade premente de muitas pessoas ao redor do mundo a fim de resolver problemas relacionados ao mau uso do dinheiro. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de uma sequência didática para a Educação Financeira de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Assim, os dados foram coletados por meio do registro dessas atividades, de gravações em áudio e do questionário. As análises mostraram que essa sequência didática, da forma como foi organizada, permitiu que os alunos tivessem, entre outros ganhos, introdução ao universo do dinheiro para tomar posições sobre questões financeiras, e autonomia para tomar decisões e posições críticas sobre questões financeiras da vida pessoal, familiar e social.
Resumo em outra língua: Financial education seems to be a urgent need for many people around the world in order to solve problems related to the misuse of money. This article presents a cut of a master's research in Mathematics Education, of qualitative nature, whose objective was to unveil contributions of a didactic sequence for the Financial Education of first year students of the High School. The data were collected through records of the activities that composed the sequence, audio recordings and questionnaire. The analysis showed that the sequence, as it was organized, allowed students, among other things: Introduction to the universe of money to take positions on financial issues and Autonomy for making decisions and critical positions on financial matters of personal life, family and social.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14568
DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id308
ISSN: 2526-9062
Licença: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComoAjudarLaura.pdf457,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.