Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14566
Título: De “vilão” a “mocinho” : a resolução de problemas como caminho alternativo para o incremento das crenças de autoeficácia de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental.
Autor(es): Assis, Cristian Quintão
Torisu, Edmilson Minoru
Viana, Marger da Conceição Ventura
Palavras-chave: Teoria social cognitiva
Psicologia da educação matemática
Autorregulação
Psychology of mathematics education
Self-regulation
Data do documento: 2020
Referência: ASSIS, C. Q.; TORISU, E. M.; VIANA, M. da C. V. De “vilão” a “mocinho”: a resolução de problemas como caminho alternativo para o incremento das crenças de autoeficácia de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana , v. 11, n. 3, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/244042>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O envolvimento, a dedicação e a persistência de uma pessoa após assumir uma tarefa e ao longo dela dependem de vários fatores. Dentre eles estão as crenças de autoeficácia, julgamentos que temos em relação às nossas capacidades para realizar algo. Quanto mais robustas as crenças de autoeficácia, maiores as chances de dedicação e persistência no enfrentamento de obstáculos. Na sala de aula de Matemática, a resolução de problemas pode servir como estratégia para incrementar as crenças de autoeficácia matemática de estudantes. Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo principal objetivo foi desvelar contribuições que a resolução de problemas pode trazer para incrementar as crenças de autoeficácia matemática de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, ao participarem de um projeto. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas, questionários e registros de atividades dos estudantes. Os resultados mostraram que o projeto com resolução de problemas contribuiu para a melhoria das crenças de autoeficácia dos estudantes por meio da autorregulação da aprendizagem, além de ter criado um ambiente propício para que os estudantes pudessem se expressar com liberdade e adquirir, com isso, maior confiança em suas capacidades para resolver problemas.
Resumo em outra língua: Person's involvement, dedication and persistence after taking over and throughout a task depends on several factors. Among them are self-efficacy beliefs, judgments that we have in relation to our abilities to accomplish something. The more robust the self-efficacy beliefs, the greater the chances of dedication and persistence in facing obstacles. In the math classroom, problem solving can serve as a strategy to increase student’s mathematical self-efficacy beliefs. In this article, we present the results of a master's research, whose main objective was to unveil contributions that problem solving can bring to increase the self-efficacy beliefs of students in the sixth year of elementary school, when participating in a project. The data collection instruments were interviews, questionnaires and records of student activities. The results showed that the problem solving project contributed to the improvement of students' selfefficacy beliefs through self-regulation of learning, in addition to creating an enabling environment for students to express themselves freely and acquire, with it, greater confidence in their ability to solve problems.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14566
DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i3.244042
ISSN: 2177-9309
Licença: Os artigos publicados pelo periódico Em Teia estão sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC B 4.0) que permite compartilhar e adaptar, desde que sejam feitas as devidas citações e referências. Fonte: Em Teia <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 06 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_VilãoMocinhoResolução.pdf522,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.