Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14558
Título: Aprendizagens docentes mobilizadas em projetos desenvolvidos na relação Universidade e Escola.
Autor(es): Tinti, Douglas da Silva
Silva, Maria Heloisa Aguiar da
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Professional development
Data do documento: 2020
Referência: TINTI, D. da S.; SILVA, M. H. A. da. Aprendizagens docentes mobilizadas em projetos desenvolvidos na relação Universidade e Escola. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 6, 2020. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/484>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar as aprendizagens docentes que foram mobilizadas pelo desenvolvimento de projetos oriundos de parcerias entre universidade e escola. Para tanto, foi realizada uma metasíntese qualitativa a partir da análise de dez relatórios finais elaborados pelos bolsistas PIBID de uma instituição privada de ensino que fomentou, com recursos próprios, tais projetos. A análise ancora-se na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Situada, a qual indica que toda atividade (incluindo a aprendizagem) é situada nas relações entre pessoas, contextos e práticas. A análise dos relatórios possibilitou a caracterização das aprendizagens, por meio de três categorias: estratégias/metodologias de ensino, recursos didáticos e gestão de sala de aula. Os dados indicam que os projetos desenvolvidos possibilitaram a imersão no contexto escolar, a reflexão, o planejamento, a implementação e a avaliação de propostas de intervenção pedagógica. Concluímos ressaltando a importância de projetos que concebam a escola enquanto lócus privilegiado de formação docente e aponta-se a consolidação das parcerias entre universidades e escolas como possíveis caminhos para a compreensão e ampliação do debate acerca das questões que envolvem Teoria e Prática na Formação de Professores.
Resumo em outra língua: The objective of this article is to identify teaching learning that were mobilized by the development of projects from partnerships between university and school. Therefore, a qualitative meta-synthesis was conducted based on the analysis of ten final reports prepared by PIBID grantees from a private educational institution that promoted, with their own resources, such projects. The analysis is based on the perspective of Situated Learning Theory, which indicates that all activity (including learning) is situated in the relationships between people, contexts and practices. The analysis of the reports had enabled the characterization of learning, through three categories: teaching strategies/methodologies, didactic resources and classroom management. The data indicate that those projects enabled immersion in the school context, reflection, planning, implementation and evaluation of pedagogical intervention proposals. We conclude by emphasizing about the importance of projects that conceive school as a privileged locus of teacher education and it points out the consolidation of partnerships between universities and schools as possible paths for understanding and expanding the debate on issues involving Theory and Practice in Teacher Education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14558
DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v6.id484
ISSN: 2447-4223
Licença: O periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemDocentesMobilizadas.pdf311,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.