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Título: Um retrato proveniente da evasão em EAD no Brasil : o que dizem as pesquisas no período de 2009 a 2019.
Autor(es): Ferreira, Wellington Rodrigo
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino à distância
Ensino superior
Data do documento: 2021
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Dainese, Carlos Alberto
Costa Júnior, José
Referência: FERREIRA, Wellington Rodrigo. Um retrato proveniente da evasão em EAD no Brasil: o que dizem as pesquisas no período de 2009 a 2019. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: A modalidade a distância surge como uma opção viável, causando a criação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre as esferas federal, estadual, municipal e o Ministério da Educação (MEC), que colaborou na integração dos cursos, pesquisas e programas de formação docente, visando a universalização do ensino superior e ocasionalmente a maior distribuição da oferta de cursos em cidades distantes dos centros urbanos através dos polos de apoios presenciais. O objetivo do presente estudo é analisar as tendências da evasão em cursos de Educação a Distância (EaD) no período de 2009 a 2019 a partir da base de dados de Teses e Dissertações da CAPES e da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de artigos. Além deste, o estudo buscou verificar as alterações em termos das características que impulsionam a evasão em EaD, ressaltar os pesquisadores mais citados e que mais produziram sobre a temática investigativa, identificar as causas da evasão em EaD. Para que seja capaz de realizar um estudo mais aprofundado, o atual estudo separou os acontecimentos desde o aparecimento de EaD na educação brasileira, as legislações, categorizando, definindo, compreendendo sua estrutura e analisando a respeito da interação entre os que são considerados elementos integrantes de um curso EaD. Como metodologia aplicada utiliza-se o estudo descritivo e a pesquisa qualitativa e exploratória. Já acoleta de dados foi organizada e classificada de acordo com o que se busca interpretar no contexto do estudo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, fazendo a análise apartir da comparação das informações coletadas nas pesquisas passadas que se referem a problemática da evasão na EaD. Utilizando um apoio a bases teóricas, também é analisado o perfil do aluno evadido e suas motivações para esta tomada de decisão, além de compreendera perspectiva da evasão a partir de um olhar para as instituições e quais medidas são consideradas válidas na iniciativa para a sua redução. Além disso, efetua-se uma análise acerca do problema estudado e quais resultados foram alcançados, separando as pesquisas encontradas por anos, para a melhor visualização e comparação da evolução do tema pesquisado. Os dados da pesquisa demonstram que as características que culminam na evasão vêm sendo alteradas nos últimos anos, além destas, também se evidenciou que a maior parte das pesquisas indica como sugestão de continuidade de estudos relacionados com a atuação conjunta de todos os envolvidos em EaD para mitigar o problema da evasão.
Resumo em outra língua: The distance modality emerges as a viable option, causing the creation of the Open University of Brazil (UAB) system, a partnership between the federal, state, municipal spheres and the Ministry of Education (MEC), which collaborated in the integration of courses, research and teacher training programs, aiming at the universalization of higher education and occasionally the greater distribution of the offer of courses in cities far from urban centers through the support centers. The objective of the present study is to analyze the evasion trends in DistanceEducation (DE) courses in the period from 2009 to 2019 from the CAPES Thesis andDissertations database and the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In addition to this, the study sought to verify changes in terms of the characteristics that drive evasion in DE, highlight the most cited researchers and those who produced the most on the investigative theme, identify the causes of evasion in DE. In orderto be able to carry out a more in-depth study, the current study separated the events since the appearance of distance education in Brazilian education, the laws, categorizing, defining, understanding its structure and analyzing the interaction between those who are considered elements of education. an EaD course. As an applied methodology, descriptive study and qualitative and exploratory research are used. Data collection was organized and classified according to what is sought to be interpreted in the context of the study, using bibliographic and documentary research, making the analysis by comparing the information collected in past researches that refer to the evasion problem in the EaD. E Using support for theoretical bases, the profile of the evaded student and his motivations for this decision-making is also analyzed, in addition to understanding the perspective of evasion from a look at the institutions and which measures are considered valid in the initiative for the its reduction. In addition, an analysis is made about the problem studied and what results were achieved, separating the research found for years, for the best visualization and comparison of the evolution of the researched theme. The research data show that the characteristics that culminate in evasion have been altered in recent years, in addition to these, it has also been shown that most of the research indicates as a suggestion for the continuity of studies related to the joint performance of all those involved in distance education for mitigate the evasion problem.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14552
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
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