Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1454
Title: Notícias inclassificáveis : o fait divers no jornal “O Espeto” e as narrativas do fantástico e do monstruoso em Passagem de Mariana e arredores.
Authors: Rodrigues, Amanda de Oliveira
Barufi, Luiza de Souza
Bravin, Adriana
Keywords: Fait divers
Cultura popular
Sensacionalismo
Issue Date: 2011
Citation: RODRIGUES, A. de O.; BARUFI, L. de S.; BRAVIN, A. Notícias inclassificáveis : o fait divers no jornal “O Espeto” e as narrativas do fantástico e do monstruoso em Passagem de Mariana e arredores. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 16., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. p.1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0552-1.pdf>. Acesso em: 27 set. 2012.
Abstract: O presente trabalho aborda a narrativa jornalística de 19 edições do jornal “O Espeto”, publicadas em 2009, no distrito Passagem de Mariana, Mariana (MG), que transforma lendas, histórias e “causos” mineiros em matéria para a coluna “Nossos Causos”. Discute-se a produção de fait divers e a sensacionalização dos fatos a partir das narrativas orais do fantástico e do monstruoso, em uma região marcada pela mineração do ouro desde o século XVIII. O compartilhamento dessa memória local encontra no jornal um veículo de alimentação e propagação das lendas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1454
Appears in Collections:DEJOR - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_NotíciasInclassificáveisFait.pdf483,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.