Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14543
Título: Dispersão de sementes por aves no Brasil : lacunas de informação e redes de interação em uma área nativa e antropizada.
Autor(es): Veliz Baldiviezo, Cristian Daniel
Orientador(es): Azevedo, Cristiano Schetini de
Palavras-chave: Sementes - dispersão
Aves - comportamento
Plantas - propagação
Data do documento: 2020
Membros da banca: Azevedo, Cristiano Schetini de
Ferreira, Luciana Barçante
Itabaiana, Yasmine Antonini
Referência: VELIZ BALDIVIEZO, Cristian Daniel. Dispersão de sementes por aves no Brasil: lacunas de informação e redes de interação em uma área nativa e antropizada. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: A dispersão de sementes é uma função ecológica que mantem o equilíbrio da diversidade das vegetações e promove a sua regeneração, podendo ser realizada pela fauna (zoocoria), principalmente as aves (ornitocoria), as quais criam redes complexas de interações mutualísticas com as plantas mediante a frugivoria. Estudos sobre esta função foram se desenvolvendo em diferentes partes do Neotrópico, devido à grande importância que este tem para os ecossistemas, principalmente na a restauração de ambientes degradados. Esta dissertação tem como finalidade identificar lacunas de informação sobre estudos de frugivoria por aves no Brasil e identificar espécies e grupos chaves na dispersão de sementes para ambientes nativos e antropizados em uma unidade de conservação do sudeste do país. Os resultados mostraram que existem lacunas de informação sobre frugivoria de aves nas regiões norte e nordeste do Brasil, para os biomas Caatinga e Floresta Amazônica, com pouca informação sobre seus processos de dispersão de sementes e redes de interação. Observou-se que plantações de eucalipto abandonas não são um obstáculo para a dispersão de espécies vegetais por aves, sempre e quando estas apresentarem matas nativas próximas e sub-bosque desenvolvido. Finalmente, foram identificadas várias espécies de aves e plantas que mostraram ser relevantes na estrutura das redes de interação frugívoras nos ambientes estudados, informação que pode ser utilizada no direcionamento de futuros estudos e no manejo de áreas degradadas que necessitem de regeneração ambiental.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14543
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DispersãoSementesAves.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons