Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreitas, Cláudia Avellarpt_BR
dc.contributor.authorChaves, Ana Camila Penna-
dc.date.accessioned2022-02-24T15:59:56Z-
dc.date.available2022-02-24T15:59:56Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, Ana Camila Penna. O ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação nas aulas de Ciências durante o ensino remoto. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14541-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstract.A presente pesquisa foi idealizada a partir da percepção das dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para lecionar, por meio de práticas investigativas, os conteúdos das Ciências Naturais. O objetivo foi compreender como as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental significam o ensino de Ciências com a abordagem didática investigativa, e como poderíamos colaborar para a formação continuada dessas educadoras, oferecendo um material de apoio fundamentado no ensino de Ciências por investigação. Para tanto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais e fizemos observações em uma escola da rede particular de Belo Horizonte/MG, realizando uma entrevista em grupo com professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental e assistimos às gravações das aulas de uma das professoras em ambiente virtual. A partir dos dados, construímos mapas de eventos das atividades desenvolvidas a partir dos referenciais teórico metodológicos do ensino de ciências por investigação, de ferramentas da perspectiva etnográfica de pesquisa e dos pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Concluímos que as professoras participantes possuem conhecimentos coerentes com a perspectiva investigativa, no entanto, alguns fundamentos precisam ser apropriados. Deste modo, como produto do Mestrado Profissional propomos um e-book composto por conceitos, teorias e sugestões a respeito do ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais, de forma a contribuir para a formação continuada das educadoras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma investigação nas aulas de Ciências durante o ensino remoto.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 08/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFonseca, Vanessa Avelar Cappellept_BR
dc.contributor.refereeCruz, Luciana Hoffert Castropt_BR
dc.contributor.refereeFreitas, Cláudia Avellarpt_BR
dc.description.abstracten.This work was based on the perception of the difficulties faced by teachers in the early years of elementary school to teach, through investigative practices, the contents of Natural Sciences. The objective was to understand how the teachers of the third year of Elementary School mean Inquiry-based Science Teaching and how we could contribute to the continuing education of these educators offering support material. In this way, we present a bibliographical survey on Inquiry-based Science Teaching in the early years. In addition, we present a research with a group of teachers from the third year of Elementary School I of a private school in Belo Horizonte and observing the classes in a virtual environment, we built event maps of the developed activities. Data collection and analyzes were carried out using the theoretical methodological frameworks of Inquiry- based Science Teaching, the tools of an ethnographic perspective and the assumptions of discourse analysis from a Bakhtinian perspective. We conclude that the participating teachers have knowledge consistent with the investigative perspective, however, some concepts still need to be reinforced. As a product of the Professional Masters, we present an E-book with concepts, theories and suggestions regarding the teaching of Science through investigation in the early years, in order to contribute to the qualification of educators.pt_BR
dc.contributor.emailOrientadorclaux2601@hotmail.compt_BR
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EnsinoCiênciasInvestigação.pdf3,99 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_PlanejandoAulaCiências.pdf2,74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons