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Título: Análise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais.
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of the thermal effect and wear suffered by a disc brake friction material subjected to Krauss bench tests with engine power variations and operating conditions.
Autor(es): Pinto, Rafael Lucas Machado
Horta Gutiérrez, Juan Carlos
Menezes, Rodrigo Cardoso de
Campos Rubio, Juan Carlos
Faria, Paulo Eustáquio de
Palavras-chave: Sistema de freios
Atrito
Fade
System of brakes
Data do documento: 2020
Referência: PINTO, R. L. M. et al. Análise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais. Materia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rm/article/view/38316>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Estudo que visa à análise comparativa dos efeitos térmicos e do desgaste sofridos pelo par tribológico de um sistema de freio durante ensaios realizados variando a potência motora de um banco de ensaio de freios. Como é conhecido, o mecanismo de freio é empregado para controlar a velocidade convertendo energia cinética e/ou energia potencial em energia térmica. Neste estudo, objetivou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrito pela norma ABNT NBR 6143/1995. Os ensaios experimentais foram conduzidos em duas etapas. Na primeira, o banco de ensaios foi equipado com um motor de 3cv de potência motora e utilizou-se um planejamento fatorial 2³, em que os três fatores de controle considerados foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se três variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito e desgaste das pastilhas de freio. Na segunda etapa, a potência motora foi aumentada para 10cv; analisou-se o efeito dos fatores pressão de contato e velocidade de escorregamento, que foram alterados em quatro níveis cada. Aqui foi analisada a variável de resposta desgaste das pastilhas de freio. Como resultado da análise comparativa realizada, foi possível constatar que os ensaios da segunda etapa mostraram um maior desgaste e aquecimento do material de atrito do mecanismo de freio estudado, o que promoveu redução do coeficiente de atrito em função do aumento da temperatura, especialmente acima de 300°C, fenômeno este conhecido na literatura como efeito fade de frenagem.
Resumo em outra língua: Study aiming at comparative analysis of the thermal effects and wear suffered by the tribological pair of a brake system during tests performed by varying the motor power of a brake test bench. As is known, the brake mechanism is employed to control speed by converting kinetic energy and/or potential energy into thermal energy. This study aimed to analyze the operating parameters of a motorcycle disc brake system using a test bench based on the Krauss procedure, described by ABNT NBR 6143/1995. Experimental tests were conducted in two steps. In the first one, the test bench was equipped with a 3hp engine of motor power and a 2³ factorial design was used, in which the three control factors considered were deliberately changed at two levels each. To evaluate the performance of the brake system during the braking process, three response variables were analyzed simultaneously: final temperature, friction coefficient and brake pad wear. In the second stage, the motor power was increased to 10hp; The effect of contact pressure and sliding velocity factors, which were changed at four levels each, was analyzed. Here the brake pad wear response variable was analyzed. As a result of the comparative analysis, it was found that the tests of the second stage showed greater wear and heating of the friction material of the studied brake mechanism, which promoted a reduction of the coefficient of friction as a function of temperature increase, especially above 300 ° C, a phenomenon known in the literature as the braking fade effect.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14528
DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-707620200003.1109
ISSN: 1517-7076
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo.
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