Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14502
Título: Connecting ethnomathematics and modelling : a mixed methods study to understand the dialogic approach of ethnomodelling.
Título(s) alternativo(s): Conectando a etnomatemática e a modelagem : um estudo do método misto para entender a abordagem dialógica da etnomodelagem.
Autor(es): Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Functions re-signification
Etic approach
Emic approach
Abordagem ética
Re-significação de funções
Data do documento: 2020
Referência: CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C. Connecting ethnomathematics and modelling: a mixed methods study to understand the dialogic approach of ethnomodelling. Revemop, Ouro Preto, v. 2, artigo e202011-25, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/2209>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: This research on ethnomodelling was conducted in both a state public school and in a local farmers’ market in a metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, in Brazil. The main objective of this study was to identify how dialogic approaches of ethnomodelling could contribute to the process of resignification of function concepts learned by 38 students in the second year of high school during their interaction with a local farmer and his labor practices. Another objective was to understand the importance of cultural conceptions and elaboration of ethnomodels extracted from the mathematical practices developed by this farmer for use as a pedagogical action in the classrooms. For the data collection, three blocks of activities were used, two questionnaires (initial and final), a semi-structured interview with the farmer, a seminar with students and the farmer, and the teacher-researcher fieldnotes. The collected data, both of a quantitative and qualitative nature, were analyzed simultaneously with the use of the Mixed Method Study through a QUAN + QUAL design. After this analysis, qualitative data were quantified in order to enable the interpretation of the results through the elaboration of three categories School Environment, Out-ofSchool Environment and Dialogical Environment. The results of this study show that ethnomodelling provides an integrative approach to school mathematics curriculum by considering both the emic and etic mathematical knowledge through the development of a dialogic approach that shows the relevance of its cultural dynamism.
Resumo em outra língua: Essa pesquisa em etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação de conceitos de funções aprendidos por 38 alunos do segundo ano do Ensino Médio durante as suas interações com um feirante e as suas práticas laboriais. Outro objetivo foi compreender a importância da concepção cultural e da elaboração de etnomodelos que foram extraídos das práticas desenvolvidas por esse feirante para serem utilizados como uma ação pedagógica em sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semi-estruturada com o feirante, um seminário com os estudantes e o feirante, e o diário de campo do professor-pesquisador. A natureza da coleta de dados foi qualitativa e quantitativa, sendo analisada simultaneamente com a utilização do Método do Estudo Misto design metodológico QUAN+QUAL. Depois dessa análise, os dados qualitativos foram quantificados visando possibilitar a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias Ambiente Escolar, Ambiente Extraescolar, Ambiente Dialógico. Os resultados desse estudo mostram que a etnomodelagem propicia uma integração entre o currículo matemático escolar considerando simultaneamente o conhecimento êmico e ético através da abordagem dialógica, demonstrando a relevância do dinamismo cultural.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14502
DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202011
ISSN: 2596-0245
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConnectingEthnomathematicsModelling.pdf403,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.