Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14404
Título: A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto : o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade.
Título(s) alternativo(s): The dynamics of education and heritage in Ouro Preto : the case of the workshop "Shelter of Memories" as a means of diversity.
Autor(es): Souza, Raquel Salazar Ribeiro e
Brusadin, Lia Sipaúba Proença
Brusadin, Leandro Benedini
Data do documento: 2020
Referência: SOUZA, R. S. R. e; BRUSADIN, L. S. P.;BRUSADIN, L. B. A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto: o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade. Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Unirio, v. 13, n. 2, p. 185-202, 2020. Disponível em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/811/768>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O processo educacional deve estar vinculado às ações do patrimônio para sua compreensão crítica, visando a inserção social. O artigo é fruto de uma pesquisa teórico-prática feita por meio de um exercício interdisciplinar entre os campos da educação e do patrimônio. O objetivo foi analisar a relação dinâmica entre esses setores partindo da experiência da oficina “Abrigo de Memórias” do IPHAN e realizada na cidade tombada de Ouro Preto (MG). A metodologia utilizada foi baseada no método participativo da pesquisa-intervenção na realização da oficina “Abrigo de Memórias”, com alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência compartilhada entre a pesquisa científica e sua práxis social possibilitou compreender que a pluralidade de espaços e as vivencias dos participantes podem compor estratégias eficientes na articulação entre a educação e o patrimônio. Conclui-se que a oficina proporcionou trocas afetivas entre os envolvidos na prática, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural na construção da relação educação e patrimônio.
Resumo em outra língua: The educational process must be linked to the actions of the heritage for its critical understanding, aiming at social insertion. The article is the result of a theoretical-practical research made through an interdisciplinary exercise between the fields of education and heritage. The aim was to analyze the dynamic relationship between these sectors based on the experience of the workshop "Shelter of Memories" of IPHAN and held in the city of Ouro Preto (MG), world heritage site. The methodology used was based on the participatory method of intervention research in the realization of the workshop "Shelter of Memories", with students from a third-year class of elementary school. The shared experience between scientific research and its social praxis made it possible to understand that the plurality of spaces and the experiences of the participants can compose efficient strategies in the articulation between education and heritage. It is concluded that the workshop provided affective exchanges between those involved in the practice, contributing to the understanding of cultural diversity in the construction of the relationship between education and heritage.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14404
ISSN: 1984-3917
Licença: O periódico Museologia e Patrimônio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/196>. Acesso em: 18 jul. 2020.
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DinâmicaEducaçãoPatrimônio.pdf255,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.