Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400
Título: A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
Título(s) alternativo(s): Tourist activity under the focus of social pedagogy.
Autor(es): Alves, Kerley dos Santos
Palavras-chave: Educação não-formal
Turismo
Comunidade
Non-formal education
Community
Data do documento: 2020
Referência: ALVES, K. dos S. A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 6, p. 409-420, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2673>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
Resumo em outra língua: This communication reflects the articulation of the binomial tourism-education, the role of education in tourism and its role in education, from a social perspective, presents a brief report on the project “Valorization and technical training of young people and women for tourism” and the importance for the inclusion of people in situations of social vulnerability. Bibliographic research and analysis of the reports of experiences in the project were carried out. The frameworks of social pedagogy enabled the construction of interactive dialogues between knowledge about and for the participating community; a methodological model of intervention in social education, with non formal learning for humanized tourism. The results show the importance of Social Pedagogy in non-school education as an instrument of inclusion, socialization, leisure and strengthening the feeling of belonging to the community. A new concept of tourism is presented that expands the space of tourist consumption in a space of intra and extra class education in the valorization of local culture.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400
ISSN: 2358-8322
Licença: O periódico Revista Humanidades & Inovação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1187>. Acesso em: 23 ago. 2021.
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AtividadeTurísticaEnfoque.pdf346,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.