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Título: Memória de cantador : figurações do Sertão no cancioneiro de Elomar Figueira Mello.
Autor(es): Miranda Neto, Jose Teófilo Rodrigues de
Orientador(es): Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Palavras-chave: Música popular
Performances
Teoria literária
Memória oral
Regionalismo na música
Data do documento: 2021
Membros da banca: Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Menezes, Roniere
Referência: MIRANDA NETO, Jose Teófilo Rodrigues de. Memória de cantador: figurações do Sertão no cancioneiro de Elomar Figueira Mello. 2021. 227 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Fundamentada numa divisão temática que compreende e emula os três eixos tópicos aventados pelo trinômio euclidiano – a Terra, o Homem e a Luta –, a presente dissertação intenta auscultar, envolta na audição das canções do primeiro disco de Elomar Figueira Mello (1937), Das barrancas do Rio Gavião (1972), a representação de um sertão (super) regionalista cujos sujeitos, paisagens e adversidades são entoados pelas experientes vozes líricas que cantam essas imagens poéticas. Nessa toada temática, analisamos as performances das canções mediante a abordagem da teoria-literária em consonância à apreciação do comportamento de suas linhas melódicas, bem como movimentando discussões sobre memória, oralidade, cultura (e canção) popular brasileira, a recepção do cancioneiro nordestino etc. Com efeito, sondamos figurações de um sertão, engendradas por inventivas bricolagens de temas e tempos aparentemente inconciliáveis que, amarrados pela imaginação e memória do cantador, montam narrativas ficcionais que remontam à realidade histórica e social do ambiente e das idiossincrasias do povo sertanejo.
Resumo em outra língua: This work aimsto investigate, through the audition of songs from Elomar Figueira Mello's (1937) first record: Das barrancas do Rio Gavião (1972), a super regionalist representation of brazilian's hinterland (Sertão), which includes poetic images about its people, landscapes and adversities, sung by expert lyrical voices. We analyze the performances of these songs from a Literary Theory approach and from an appreciation of the behavior of their melody lines, contemplating aspects such as memory, orality, popular brazilian culture, folksongs, and the northeastern songbook reception. Therefore, we investigate figurations of Sertão, that compound an inventive bricollage of themes and times apparently incompatible, which, tied together by the imagination and memory of the singer, results in fictional narratives that evoke the peculiar historical and social realities of Sertão’s environment and its people. Furthermore, our work was grounded on a thematic division that encompasses and emulates the three topical axes suggested by Euclides da Cunha's trinomial - the Land, the Human, and the Struggle.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14390
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