Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14331
Title: A utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática : olhares para a formação e para o formador.
Authors: Pereira, Sérgio Renato
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Tinti, Douglas da Silva
Keywords: Tecnologias educacionais
Formação de professores
Educação matemática
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Reis, Frederico da Silva
Tinti, Douglas da Silva
Gonçalves, Tadeu Oliver
Torisu, Edmilson Minoru
Citation: PEREIRA, Sérgio Renato. A utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática: olhares para a formação e para o formador. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma pesquisa que visa identificar e analisar as possíveis contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática, sob os olhares dos participantes e do formador. O referencial bibliográfico contempla diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação Matemática, bem como leituras que suscitam um olhar crítico e reflexivo sobre os processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa-formação com 40 (quarenta) professores de Matemática do Ensino Fundamental que trabalham na Rede Municipal de Ipatinga – MG. A partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação, por meio de um questionário, de 4 (quatro) Encontros de Formação Continuada abordando diversas ferramentas do Google for Education, realizados num Centro de Formação de Professores contendo recursos tecnológicos digitais, as considerações finais da pesquisa apontam que: a realização dos encontros contribuiu para a formação e desenvolvimento profissional dos professores, especialmente por destacarem as ricas possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; os professores de Matemática podem utilizar as Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos junto aos seus pares e a seus alunos; o compartilhamento de experiências entre os professores ao longo dos encontros foi fundamental para proporcionar uma interação de saberes; a realização dos encontros contribuiu para a prática docente dos professores e, inclusive, muitos deles já utilizavam ou passaram a utilizar as ferramentas da plataforma Google For Education em suas aulas; alguns professores ainda se sentem inseguros em relação à utilização de Tecnologias Digitais em sala de aula; existe uma grande necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas escolas, para os professores e para os alunos e, assim, contribuir para a inclusão digital; os professores desejam e podem continuar a participar de formações que abordem as Tecnologias Digitais na Educação Matemática, compreendendo a importância de se refletir sobre a prática educativa como espaço de aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.
metadata.dc.description.abstracten: This work presents a research that aims to identify and analyze the possible contributions of using the Google For Education platform in an experience of continuing education for Mathematics teachers, under the eyes of the participants and the trainer. The bibliographic reference includes different theoretical approaches to Teacher Education, Digital Technologies in Mathematics Education, as well as readings that raise a critical and reflective look on the teaching and learning processes. The methodology used was qualitative and included a training research with 40 (forty) Elementary School Mathematics teachers working in the Municipal Network of Ipatinga – MG. From the planning, development and evaluation, through a questionnaire, of 4 (four) Continuing Education Meetings addressing various Google for Education tools, held in a Teacher Training Center containing digital technological resources, the final considerations of the research point out that: the holding of meetings contributed to the training and professional development of teachers, especially by highlighting the rich possibilities of using Digital Technologies in the teaching and learning processes of Mathematics; Mathematics teachers can use Digital Technologies in a collaborative and collective way in the construction of mathematical knowledge with their peers and their students; the sharing of experiences among teachers throughout the meetings was essential to provide an interaction of knowledge; the holding of the meetings contributed to the teachers' teaching practice and, even, many of them already used or started to use the tools of the Google For Education platform in their classes; some teachers still feel insecure about using Digital Technologies in the classroom; there is a great need for the government to invest resources to make the internet viable in schools, for teachers and for students, and thus contribute to digital inclusion; teachers want and can continue to participate in training that address Digital Technologies in Mathematics Education, understanding the importance of reflecting on educational practice as a learning space, with a view to contributing to the formation of critical and autonomous citizens, capable of performing a revolution in the contemporary knowledge society.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14331
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoPlataformaGoogle.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_UtilizaçãoGoogleForms.pdf923,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons