Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325
Título: Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
Autor(es): Ribeiro, Licia Silva
Orientador(es): Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Comunicação de massa - influência
Comunicação empresarial
Comunicação nas organizações - Minas Gerais
Recursos audiovisuais
Data do documento: 2020
Membros da banca: Martins, Nair Prata Moreira
Generoso, Isaura Mourão
Lopez, Debora Cristina
Referência: RIBEIRO, Licia Silva. Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional: panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Em busca de compreender a relação da Comunicação Organizacional contemporânea com as mídias sonoras, olhamos para a realidade das agências de comunicação de Minas Gerais para analisar como elas utilizam as potencialidades dos produtos em áudio de forma estratégica no relacionamento das organizações com os diferentes públicos. Para tanto, a pesquisa contextualiza a Comunicação Organizacional contemporânea que está cada vez mais conectada, convergente (JENKINS, 2009) e midiatizada (BARICHELLO, 2014). Apresenta também a evolução das ondas do rádio do dial para o digital e as características e exemplos dos seguintes produtos em áudio, que aqui designamos como áudio corporativo: os podcasts corporativos ou branded podcasts, as rádios corporativas, o compartilhamento de sonoras e áudio-releases e os programas institucionais veiculados em rádios comerciais. O olhar para a realidade se dá por meio de um estudo exploratório (GIL, 1999) para analisar a produção do áudio corporativo no estado de Minas Gerais, a partir das agências de comunicação registradas/listadas em entidades representativas. O percurso metodológico tem início na revisão bibliográfica que perpassa toda a dissertação. De natureza aplicada, a pesquisa se baseia na análise dos dados coletados em questionários semiestruturados, aplicados às agências, a partir do método de Análise de Conteúdo segundo BARDIN (1977). O estudo parte da premissa que embora o contexto da Comunicação Organizacional contemporânea seja dialógico e participativo, muitas práticas ainda permanecem em uma estrutura linear, sem acompanhamento das principais tendências de mercado e consumo. Assim sendo, serão propostas reflexões e alternativas para as organizações e as agências de comunicação vislumbrarem possibilidades para além da perspectiva tradicional e instrumental da comunicação e adotarem estratégias que considerem as potencialidades das mídias sonoras que atualmente contam com a presença ativa dos usuários conectados e midiatizados.
Resumo em outra língua: In order to understand the relationship between contemporary Organizational Communication and sound media, we look at the reality of communication agencies in Minas Gerais to analyze how they use the potential of audio products in a strategic way in the relationship of organizations with diferent audiences. Therefore, the research contextualizes contemporary Organizational Communication, which is increasingly connected, convergent (JENKINS, 2009) and mediatized (BARICHELLO, 2014). It also presents the evolution of radio waves from dial to digital and the characteristics and examples of the following audio products, which we here designate as corporate audio: corporate podcasts or branded podcasts, corporate radio, sound sharing and audio-releases and institutional programs broadcast on commercial radio stations. The look at reality takes place through an exploratory study (GIL, 1999) to analyze the production of corporate audio in the state of Minas Gerais, based on the communication agencies registered / listed in representative entities. The methodological path begins with the bibliographic review that runs through the entire dissertation. Of an applied nature, the research is based on the analysis of data collected in semi-structured questionnaires, applied to agencies, using the Content Analysis method according to BARDIN (1977). The study starts from the premise that although the context of contemporary Organizational Communication is dialogic and participatory, many practices still remain in a linear structure, without monitoring the main market and consumption trends. Therefore, reflections and alternatives will be proposed for organizations and communication agencies to envision possibilities beyond the traditional and instrumental perspective of communication and adopt strategies that consider the potential of sound media that currently have the active presence of connected and mediatized users.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ÁudioCorporativoPotencialidades.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons