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Título: Mulheres artistas em rede : do Magdalena Project às articulações feministas no contexto latino-americano.
Autor(es): Marcondes, Amanda
Orientador(es): Pereira, Elvina Maria Caetano
Palavras-chave: Mulheres artistas
Feminismo na arte
Práticas de solidariedade
América Latina
Data do documento: 2021
Membros da banca: Pereira, Elvina Maria Caetano
Romano, Lucia Regina Vieira
Ramírez Gálvez, Martha Celia
Referência: MARCONDES, Amanda. Mulheres artistas em rede: do Magdalena Project às articulações feministas no contexto latino-americano. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Esta pesquisa investiga os modos de operação e articulação de redes de colaboração entre mulheres artistas na cena contemporânea. Toma como ponto de partida a análise do Magdalena Project – rede internacional de mulheres do teatro contemporâneo – sob uma perspectiva feminista interseccional e decolonial, a fim de compreender as especificidades das ramificações desta rede no contexto latino-americano. Estas ramificações atuam enquanto redes solidárias através da integração e colaboração entre grupos sociais específicos, neste caso entre mulheres artistas que, quando olhadas sob uma perspectiva feminista interseccional, nos possibilitam identificar diferentes modos de opressões como gênero, classe, raça, etnia, idade, nacionalidade, entre outras que acabam por gerar processos de (in)visibilidade no campo social e também artístico. Deste modo a perspectiva decolonial nos auxilia no processo de “giro decolonial”, ou seja, de (re)pensar a construção de epistemologias, análises e produções artísticas a partir das experiências dos países do sul, em contraposição às visões e produções hegemônicas do hemisfério norte, que nesta investigação, são refletidas nas transformações e contaminações dos processos de agenciamento em rede. Tomou-se como princípio metodológico a observação participante, bem como alguns princípios do método cartográfico, além de uma revisão sistemática das teses elaboradas pelas pesquisadoras brasileiras e integrantes do Magdalena Project (Lúcia Romano, Marisa Naspolini e Stela Fischer), análise dos sites e blogs referentes ao Magdalena Project e suas ramificações. Contemplando também uma série de entrevistas com integrantes do projeto na América Latina; conversas e entrevistas realizadas com um grupo selecionado de seis artistas periféricas ao longo desta investigação e a realização de experimentações artísticas, que se entrecruzam com as perspectivas feministas aqui mencionadas. Desse modo, tem sido possível observar como a articulação nestes movimentos em redes de colaboração e criação entre artistas latino-americanas ainda necessita de um olhar interseccional que possibilite a inserção de artistas da cena sob uma perspectiva plural, que compreenda as diversas mulheridades existentes, assim como a emersão de diálogos mais próximos com seus contextos sociais, políticos e de violências institucionais existentes no contexto latinoamericano.
Resumo em outra língua: This research investigates the operating and articulation modes of women artists’ collaboration networks in the contemporary scene. As a starting point it analyses the Magdalena Project – international network of women in contemporary theater – from a decolonial and interseccional feminist perspective, in order to understand this network ramifications’ specificities in the Latin-american context. These networks function as solidarity networks through integration and collaboration between specific social groups, in this case, between women artists, and when looked from an interseccional feminist perspective, allow us to identify oppression modes as gender, class, race, ethnicity, age, nationality, among others, which generate (in)visibility processes in the social an artistic field. The decolonial perspective helps us in the “decolonial turn”, in other words, to (re)think the construction of epistemologies, analysis and artistic works from the experiences of south countries, as opposed to hegemonic visions and productions from the north hemisphere, which in this investigation, are reflected in the transformations and contaminations from the network agency processes. The participant observation is taken as the main methodology, along with principles of the cartographic method, and a systematic review from the theses written by the Brazilian researchers and members of the Magdalena Project (Lucia Romano, Marisa Naspolini and Stela Fischer), websites and blogs analysis’ which refers to the Magdalena Project and its ramifications, as well as interviews with the project's members from Latin America; conversations and interviews with a selected group of six peripheral artists throughout this investigation and the realization of artistic experimentations, which intercross with the feminist perspectives mentioned above. Thereby, it has been possible to observe how the articulation in this networks’ collaboration and creation movements between Latin-american women artists still need an interseccional view that allow the insertion of scene artists from a plural perspective, that comprehends the various existing womanhoods, as well as the emergence of closer dialogues with their social and political contexts, and existing institutional violences in the Latin-american context.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14321
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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