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Título: Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão : perspectivas para o campo educacional.
Autor(es): Oliveira, Bárbara de
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Palavras-chave: Desastre
Estado do conhecimento
Disaster
State of knowledge
Data do documento: 2020
Referência: OLIVEIRA, B. de; FERREIRA, C. M. da R. J. Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão: perspectivas para o campo educacional. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 794-811, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2059>. Acesso em: 25 agosto 2021.
Resumo: O colapso da Barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, foi o maior desastre socioambiental brasileiro e grande parte dos debates sobre o ocorrido se converteram em um conjunto de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação em todo o país. Assim, com o objetivo de compreender essas produções, mapeamos os estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento sobre o desastre e elaboramos o estado do conhecimento das teses e dissertações depositadas até o ano de 2019. Nesse contexto, evidenciamos o espaço assumido pelo campo educacional nessas produções acadêmicas. A escassez de alguns estudos indica o foco da preocupação sobre o desastre e demonstra que a discussão é quase totalmente silenciada no campo educacional. Portanto, faz-se necessário fortalecer o campo de estudos acerca dos desastres, bem como pensar estrategicamente sobre como o campo educacional pode contribuir com o debate.
Resumo em outra língua: The Fundão’s dam collapse, on November 5, 2015, was the biggest Brazilian socio-environmental and much of the debate about what happened turned into a set of academic productions in graduate programs across the country. Thus, in order to understand these productions, we mapped the studies produced in the different areas of knowledge about the disaster and elaborated the state of knowledge of the thesis and dissertations placed until 2019. In this context, we highlighted the relevance assumed by the educational field in these academic productions. The shortage of some studies indicates the focus of concern about the disaster and demonstrates that the discussion is almost completely silenced in the educational field. Therefore, it is necessary to strengthen the field of studies about disasters, as well as to think strategically about how the educational field can contribute to the debate.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14309
DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2059
ISSN: 2237-9185
Licença: Todos os artigos publicados na revista Educar Mais são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Educar Mais <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about>. Acesso em: 11 ago. 2021.
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