Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14297
Título : Product sequencing and blending of raw materials to feed arc furnaces : a decision support system for a mining-metallurgical industry.
Otros títulos : Sequenciamento da produção e blendagem de matérias-primas para alimentação de fornos a arco : um sistema de suporte à decisão para uma indústria minero-metalúrgica.
Autor : Bacharel, Rafael de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Palabras clave : Fornos elétricos a arco
Sistemas de suporte à decisão
Minérios - blendagem
Pesquisa operacional
Algoritmo matheurístico
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Pessin, Gustavo
Ribeiro, Roberto Gomes
Oliveira, Fernando Bernardes de
Citación : BACHAREL, Rafael de Freitas. Product sequencing and blending of raw materials to feed arc furnaces: a decision support system for a mining-metallurgical industry. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : A large amount of data available today and the complex situations present in the industry make decision support systems increasingly necessary. This work deals with a problem of a miningmetallurgical industry in which the production of products used to feed arc furnaces must be sequenced in work shifts. There is a due date and a quality specification for each product. These products are generated from raw materials available in a set of silos and must satisfy the required quality specifications. The aim is to minimize the total production time and the total tardiness. To solve it, we developed a decision support system that applies a matheuristic algorithm to do the product schedule and determine the amount of raw material to produce each product. In the proposed algorithm, the products generated in each work shift are chosen through a dispatch heuristic rule based on the shortest production time. In turn, the amount of raw material to be used is calculated by solving a goal linear programming formulation of a blending problem. We generate instances that simulate real cases to evaluate the developed algorithm. The results generated for these instances show a good performance of the proposed algorithm, validating its use as a tool to support decision-making.
metadata.dc.description.abstracten: A grande quantidade de dados disponíveis hoje e as situações complexas presentes na indústria tornam os sistemas de apoio a decis ao cada vez mais necessários. Este trabalho trata de um problema de uma indústria minero metalúrgica na qual a produção dos produtos utilizados na alimentação dos fornos a arco deve ser sequenciada em turnos de trabalho. Para cada produto há uma data de vencimento e uma especificação de qualidade. Esses produtos são gerados a partir de matérias-primas disponíveis em um conjunto de silos e devem atender as especificações de qualidade exigidas. O objetivo e minimizar o tempo total de produção e o atraso total. Para resolve-lo, desenvolvemos um sistema de apoio a decisão que aplica um algoritmo matheurıstico para sequenciar a produção e determinar a quantidade de matéria-prima necessária para produzir cada produto. No algoritmo proposto, os produtos gerados em cada turno de trabalho são escolhidos por meio de uma regra heurística de despacho baseada no menor tempo de produção. Por sua vez, a quantidade de matéria-prima a ser utilizada é calculada resolvendo uma formulação de programação linear por metas para o problema de mistura. Geramos instancias que simulam casos reais para avaliar o algoritmo desenvolvido. Os resultados gerados para estas instâncias mostram um bom desempenho do algoritmo proposto, validando sua utilização como ferramenta de apoio a tomada de decisão.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14297
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_ProductSequencingBlending.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons