Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14235
Título: Interações argumentativas no ensino de química a partir de um texto histórico.
Autor(es): Ramos, Tatiana Costa
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Teoria das misturas gasosas
Data do documento: 2021
Referência: RAMOS, T. C.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Interações argumentativas no ensino de química a partir de um texto histórico. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 51-61, fev. 2021. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/07-AEQ-76-20.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Neste artigo avaliamos como um texto histórico sobre a teoria das misturas gasosas proposta por Dalton poderia auxiliar estudantes de Química do 1o ano do ensino médio no envolvimento em interações argumentativas. Para tanto, nos apoiamos nos pressupostos da abordagem qualitativa da pesquisa educacional. A interação argumentativa foi caracterizada a partir das ideias de Baker. O texto histórico foi elaborado pelas pesquisadoras com base no caso histórico sobre a teoria das misturas gasosas. A interação argumentativa analisada se situa em uma aula de 50 minutos, na qual os estudantes foram solicitados a avaliar um modelo sobre a disposição dos gases na atmosfera, desenvolvido e avaliado por eles a partir das informações contidas no texto histórico. Constatamos que o texto auxiliou os estudantes na exposição e justificação de seus argumentos, atingindo o status de ferramenta epistêmica. Recomendamos o uso de textos históricos para problematizar discussões argumentativas sobre temas científicos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14235
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160228
ISSN: 1678-7064
Licença: A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InteraçõesArgumentativasEnsino.pdf833,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.