Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14231
Título: Compreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico.
Título(s) alternativo(s): Understandings on the nature of the science of pre service chemistry teacher from her reflections on a historical case study.
Autor(es): Veloso, Gabriella Leone Fernandes
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Portfólio
Data do documento: 2020
Referência: VELOSO, G. L. F.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Compreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/25329>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.
Resumo em outra língua: In this research, we analyzed the understandings about Nature of Science of pre-service chemistry teacher from her reflections on a historical case study expressed in her portfolio. The case study deals with the history of ammonia synthesis on an industrial scale and its approach took place in the context of an initial teacher training course on Nature of Science. Discursive textual analysis was the methodology used to analyze the texts in the portfolio. The results of this research show a contextualized understanding of different aspects of Nature of Science by the pre-service teacher. This suggests the potential to combine historical case studies and portfolios in the initial training of science teachers to provide moments of reflection on Nature of Science.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14231
DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172020210145
ISSN: 1983-2117
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CompreensõesNaturezaCiência.pdf763,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.