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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Eloisa Helena de-
dc.contributor.authorCampos, Amanda Faria Simoni-
dc.contributor.authorSilva, Caroline Roberta Diniz-
dc.contributor.authorCunha, Clara Tornelli de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Giovanna Gonçalves de Souza e-
dc.contributor.authorSantos, Isabella Gomes-
dc.contributor.authorMachado, Ísis Eloah-
dc.contributor.authorÁguila, Victor Barros Alvarado-
dc.date.accessioned2021-12-09T14:53:51Z-
dc.date.available2021-12-09T14:53:51Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, E. H. de et al. Repensando a abordagem da sexualidade com adolescentes no ambiente escolar: a necessidade de uma visão mais ampla da educação em saúde sexual e reprodutiva. Revista Tecer, v. 13, n. 25, p. 72-85, dez. 2020. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/tec/article/view/2211>. Acesso em: 10 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-7631-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14133-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A adolescência é marcada por particularidades inerentes e apresenta determinantes sociais em saúde específicos. OBJETIVO: Ampliar o conhecimento em sexualidade, fomentar a prevenção de doenças e promover o autocuidado entre adolescentes. METODOLOGIA: Foi realizado um projeto de pesquisa e extensão em educação em saúde por alunos de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para jovens de 9 a 13 anos da Escola Municipal Izaura Mendes. RESULTADOS: Durante as atividades de campo, os intervencionistas encontraram dificuldades específicas, como, a escolha metodológica embasada no paradigma biomédico de abordagem da sexualidade, além da existência de outras demandas importantes por parte dos jovens. CONCLUSÃO: Nesse sentido, o presente artigo relata a experiência de intervenção, identificando e exibindo os principais entraves encontrados. Para assim, juntamente com análise bibliográfica da temática e de outras propostas de educação em saúde, fundamentar estratégias que visem a abordagem plural sobre sexualidade e saúde para adolescentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectExtensão comunitáriapt_BR
dc.subjectCommunity-institutional relationspt_BR
dc.titleRepensando a abordagem da sexualidade com adolescentes no ambiente escolar : a necessidade de uma visão mais ampla da educação em saúde sexual e reprodutiva.pt_BR
dc.title.alternativeRethinking the sexuality approach with adolescents in the school environment : the need of a wider view of sexual and reproductive health education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Revista Tecer estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Tecer <https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 fev. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenINTRODUCTION: The adolescence is marked by inherent peculiarities and has specific social determinants in health. OBJECTIVE: This article aims to expand knowledge on sexuality, promote disease prevention and self-care for young people. METHODOLOGY: Students from Universidade Federal de Ouro Preto have developed a research and extension project in health education with students from 9 to 13 years old at one municipal school located in Minas Gerais. RESULT: During the activities in the school, interventionists have had specific difficulties, for example, the methodological choice based on the biomedical paradigm of addressing sexuality, besides to other important demands of the teenagers. CONCLUSION: Considering the above, this article aims to report the intervention experience, identifying and showing the main obstacles found in the course of the project. Then, along with bibliographic analysis of the theme and other health education proposals, support strategies that address a plural approach to sexuality and health for adolescents.pt_BR
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