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Título: Meditation, memory and learning : neurobiological studies.
Título(s) alternativo(s): Meditação, memória e aprendizagem : estudos neurobiológicos.
Autor(es): Gomides, Lindisley Ferreira
Lazzaroni, Júlio Henrique Dutra Gonçalves
Cupertino, Marli do Carmo
Rocha Filho, Iram Borges de Moraes
Nogueira, Raphael Sales
Dias Júnior, Sebastião Vieira
Carvalho, Virgínia Maria Motta de
Barreto, Leonardo Brandão
Batista, Rodrigo Siqueira
Data do documento: 2021
Referência: GOMIDES, L. F. et al. Meditation, memory and learning: neurobiological studies. Revista de Neurociências, v. 29, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Introduction. The role of meditation on different aspects of human neurobiology has received greater attention from the scientific community in recent years. Objective. This article aims to investigate the impacts of meditative practice on memory and on the teaching-learning process. Methods. A literature review with a defined search strategy was carried out in the PubMed and Scielo databases, using the descriptors of the MeSH and Boolean operators, in the following terms: “Meditation” AND “Memory” and “Meditation” AND “learning”, in English and Portuguese. Studies focusing on the role of meditation in the teaching-learning processes and in the neurobiologist aspects of memory were included. Results and discussion. The information obtained was organized into three sections: (1) basic concepts for the study of memory; (2) neural mechanisms of memory and learning, and (3) the practice of meditation, including the effects on memory and teaching-learning processes. Conclusion. The beneficial effects of meditative practice on the construction of teaching-learning processes were described, with emphasis on improving emotional balance, reducing stress and anxiety, in addition to increasing concentration, factors that promote the consolidation of long-term memory and, thus, help in the construction of learning.
Resumo em outra língua: Introdução. O papel da meditação sobre distintos aspectos da neurobiologia humana tem recebido maior atenção da comunidade científica, nos últimos anos. Objetivo. O presente artigo tem por objetivo investigar os impactos da prática meditativa sobre a memória e sobre o processo ensino-aprendizagem. Métodos. Procedeu-se revisão da literatura com estratégia de busca definida no PubMed e no Scielo, utilizando os descritores da plataforma MeSH e operadores booleanos, com os seguintes termos: “Meditation” AND “Memory” e “Meditation” AND “learning”, em inglês e português. Foram incluídos estudos dirigidos ao papel da meditação nos processos de ensino-aprendizagem e nos aspectos neurobiólogos da memória. Resultados e discussão. As informações obtidas foram organizadas em três seções: (1) conceitos básicos para o estudo da memória; (2) mecanismos neurais da memória e da aprendizagem e (3) a prática da meditação, incluindo os efeitos sobre a memória e o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão. Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processos ensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14081
Link para o artigo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871
DOI: https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.10871
ISSN:  1984-4905
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