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Título: Desenvolvimento de um sistema de controle para a injeção de gás de eletrólise em um motogerador a diesel utilizado na mineração.
Título(s) alternativo(s): Development of a control system for the injection of electrolysis gas in a diesel motor generator used in mining.
Autor(es): Reis, Gemírson de Paula dos
Orientador(es): Leal, Elisângela Martins
Rêgo Segundo, Alan Kardek
Fernandes, Eunírio Zanetti
Palavras-chave: Energia - consumo
Hidrogênio
Motores a diesel
Eletrólise
Consumo - economia
Data do documento: 2019
Membros da banca: Leal, Elisângela Martins
Rêgo Segundo, Alan Kardek
Fernandes, Eunírio Zanetti
Bortolaia, Luis Antônio
Silva Junior, Sávio Augusto Lopes da
Pinto, Paulo Raimundo
Referência: REIS, Gemírson de Paula dos. Desenvolvimento de um sistema de controle para a injeção de gás de eletrólise em um motogerador a diesel utilizado na mineração. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Este trabalho visa desenvolver um sistema de controle de injeção de hidrogênio na câmara de combustão de um motor a diesel, analisar teoricamente o processo de combustão e as emissões de gases poluentes. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo). O hidrogênio é produzido no processo de eletrólise da água e é direcionado para o duto de admissão do motor em produção descentralizada, ou seja, sem que haja o armazenamento do gás. O projeto experimental do sistema de controle consiste em desenvolver um controlador Proporcional-Integral (PI) para a vazão volumétrica de gás de eletrólise em função da corrente elétrica aplicada ao sistema. A análise teórica das emissões do motor e do processo de combustão foi realizada por meio dos softwares NASA CEA e Lotus Engine, respectivamente. Na análise teórica com o software NASA CEA, as emissões de dois combustíveis (Jet-A e óleo diesel) misturados com hidrogênio são comparadas. Já na análise com o software Lotus Engine, o rendimento do motor foi simulado utilizando-se o combustível óleo diesel. Os resultados experimentais mostram que é possível utilizar o sensor de vazão de ar F1012, que possui baixo custo, para medição do gás de eletrólise e para o desenvolvimento de um controlador PI. Os resultados teóricos do NASA CEA indicam que o gás de eletrólise pode ser adicionado na mistura com os combustíveis Jet-A e óleo diesel a fim de promover x menores emissões de CO e CO2 no motor. Na parametrização com o Lotus Engine, tem-se melhor rendimento do motor com alteração de 10º no ângulo de fechamento de válvula de admissão.
Resumo em outra língua: This work aims to develop a control system for the injection of hydrogen in the combustion chamber of a diesel engine, theoretically analyze the combustion process and the pollutant gas emissions. Diesel oil is the main fuel and hydrogen is the secondary fuel (additive). Hydrogen is produced in the water electrolysis process and is directed to the engine intake in decentralized production, i.e. without gas storage. The experimental design of the control system is to develop a proportional-integral (PI) controller for the volumetric flow of electrolysis gas as a function of the electrical current applied to the system. The theoretical analysis of engine emissions and combustion process was performed using NASA CEA and Lotus Engine software, respectively. In the theoretical analysis with NASA CEA software, the emissions of two fuels (Jet-A and diesel) mixed with hydrogen are compared. In the analysis with Lotus Engine software, engine performance was simulated using diesel fuel. Experimental results show that the low cost F1012 airflow sensor can be used for electrolysis gas measurement and for the development of a PI controller. NASA CEA theoretical results indicate that electrolysis gas can be added in the mix with Jet-A fuels and diesel oil to promote lower engine CO and CO2 emissions.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14061
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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