Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14050
Título : Ressignificando o excremento : como uma assembleia de besouros rola-bosta pode ajudar a restaurar áreas degradadas.
Autor : Almeida, Hernani Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Itabaiana, Yasmine Antonini
Silva, Wallace Beiroz Imbrosio da
Palabras clave : Cerrados
Sementes - dispersão
Solos - compactação
Ecossistemas
Fecha de publicación : 2020
metadata.dc.contributor.referee: Louzada, Júlio Neil Cassa
Silva, Pedro Giovâni da
Itabaiana, Yasmine Antonini
Citación : ALMEIDA, Hernani Alves. Ressignificando o excremento: como uma assembleia de besouros rola-bosta pode ajudar a restaurar áreas degradadas. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumen : O Cerrado passa por diversas alterações antrópicas que ocasionam perda de vegetação nativa. Estas mudanças no uso do solo, podem interferir em vários atributos relacionados à comunidade. Os besouros coprófagos, conhecidos como rola-bosta, são sensíveis a estas alterações e ainda desempenham funções ecossistêmicas importantes que quando perdidas podem comprometer a qualidade e resiliência do ambiente. Nesse capítulo avaliamos qual a influência de uma área degradada na diversidade taxonômica, composição e estrutura de uma assembleia de besouros rola-bosta, além de suas funções ecossistêmicas. Capturamos 7716 indivíduos em 22 pontos de amostragem, representados por 18 gêneros e 41 espécies. A abundância e riqueza média foram maiores na área degradada. A estrutura da assembleia diferiu entre as duas áreas, sendo o principal fator a compactação e granulometria do solo, que gerou um filtro ambiental forte capaz de interferir diretamente na assembleia. Houve ainda, perda de função ecossistêmica, dispersão secundária de sementes, com a degradação do ambiente. Concluímos que mesmo apresentando a média de diversidade taxonômica maior na área degradada, ocasionada possivelmente por algumas espécies suportarem condições limitantes, houve perda de função importante, capaz de comprometer o equilíbrio ambiental e ainda a houve a separação e simplificação da assembleia com a perda de habitat.
Descripción : Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14050
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/11/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_RessignificandoExcrementoAssembleia.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons