Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14037
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorPenna, Puca Huachi Vazpt_BR
dc.contributor.advisorSouza, André Luyde da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Afrânio de Castro-
dc.date.accessioned2021-11-24T23:44:15Z-
dc.date.available2021-11-24T23:44:15Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Afrânio de Castro. Problema de roteamento de veículos elétricos capacitados com localização de estações de troca de baterias. 2021. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14037-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO aumento do número de veículos movidos a combustíveis fósseis, principalmente nos meios urbanos, elevou consideravelmente a quantidade de poluentes lançados ao meio ambiente. Com a criação da área de pesquisa denominada Logística Verde, foi possível propor soluções para a linha de produção e distribuição de produtos onde o impacto ao meio ambiente sejam reduzidos. Uma alternativa sustentável para a distribuição de produtos em grandes centros urbanos é a utilização de veículos elétricos. Neste trabalho, apresenta-se o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) juntamente com a definição de locais estratégicos para a instalação de estações de trocas de baterias, considerando a autonomia limitada das baterias. Para tratar o problema, foi desenvolvido um algoritmo heurístico, baseado na meta-heurística Iterated Local Search (ILS). Na fase de construção da solução inicial foram utilizados dois métodos gulosos: o método do vizinho mais próximo e um segundo que considera maior demanda. No método de busca local, foi utilizado o Randomized Variable Neighborhood Descent (RVND) com um conjunto de 9 (nove) vizinhanças. Experimentos computacionais em instâncias da literatura mostram que foi possível obter resultados de alta qualidade, evidenciando a eficiência da abordagem proposta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVeículos elétricos - rotaspt_BR
dc.subjectBaterias elétricaspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectBateriapt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.titleProblema de roteamento de veículos elétricos capacitados com localização de estações de troca de baterias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereePenna, Puca Huachi Vazpt_BR
dc.contributor.refereeMoreira, Gladston Juliano Pratespt_BR
dc.contributor.refereeGonçalves, Luciana Brugiolopt_BR
dc.description.abstractenThe increase in the number of vehicles powered by fossils fuels, mainly in urban areas, has considerably increased the number of pollutants released into the environment. With the creation of the Green Logistics research area, it was possible to propose solutions for the production line and product distribution where the impact on the environment is reduced. A sustainable alternative for distributing products in large urban centers is electric vehicles. In this work, the Electric Vehicle Routing Problem is presented along with the definition of strategic locations for the installation of battery exchange stations, considering the limited autonomy of the batteries. We developed a heuristic algorithm based on the Iterated Local Search meta-heuristic to solve the problem. In the construction phase of the initial solution, we used two greedy methods: the nearest neighbor method and a second that considers greater demand. In the local search method, we used the Randomized Variable Neighborhood Descent was used with a set of 9 neighborhoods. Computational experiments in instances of the literature show that it was possible to obtain high-quality results, showing the efficiency of the proposed approach.-
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ProblemaRoteamentoVeículos.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons