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Título: Duas décadas do curso de Engenharia Ambiental na visão dos egressos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Título(s) alternativo(s): Two decades of the Environmental Engineering in the view of graduates from Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Dos décadas del grado de Ingeniería Ambiental en la visión de los egresados de la Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(es): Santiago, Aníbal da Fonseca
Prado Filho, José Francisco do
Dias, Lívia Cristina Pinto
Gomes, Gustavo Silva Magalhães
Lima, Lívia Bastos de
Mol, Ítalo César Rosa
Martins, Maria Clara Santos
Palavras-chave: Ensino de engenharia
Mercado de trabalho
Projeto pedagógico
Data do documento: 2020
Referência: SANTIAGO, A. da. F. et al. Duas décadas do curso de Engenharia Ambiental na visão dos egressos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 94985064, jun. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5064>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: A Engenharia Ambiental, uma modalidade relativamente nova de engenharia, ainda anseia por maiores debates sobre a formação e atuação profissional. As pesquisas com egressos podem subsidiar a discussão e proposições sobre o ensino da engenharia. Esse estudo apresenta uma pesquisa exploratória e quali-quantitativa com egressos da Engenharia Ambiental da EM/UFOP quanto às suas percepções sobre o curso, o mercado de trabalho e a relação entre os conteúdos recebidos na graduação e a realidade profissional. O questionário online aplicado (método survey) identificou a necessidade da ampliação da articulação entre os conteúdos teóricos e as situações reais de trabalho – o que corrobora para as atuais tendências de ensino em engenharia voltado para um currículo baseado em projetos e outras metodologias ativas. A articulação entre o conteúdo teórico e prático também esteve presente nos motivos para aumento ou diminuição da motivação do estudante durante o curso, nas sugestões para inserção de disciplinas, e nos conselhos direcionados aos graduandos. As atividades extracurriculares destacam-se como instrumento para manutenção da motivação do aluno e para facilitar sua inserção no mercado de trabalho. Os egressos se inserem no mercado de forma relativamente rápida, com 50% deles começando a trabalhar na área de formação em menos de 6 meses depois de graduados. No entanto, a maior parcela (63%) recebe menos do que o piso salarial do engenheiro. As médias salariais são maiores entre os egressos com maior experiência. Os resultados contribuem para discussões sobre ensino da Engenharia Ambiental, no intuito de promover a formação de profissionais mais bem preparados e seguros para o enfrentamento profissional.
Resumo em outra língua: Environmental Engineering, a relatively new type of engineering, still longs for more information on training and professional performance. Research with graduates can support this debate. This study presents exploratory and qualitative and quantitative research with graduates of Environmental Engineering from EM / UFOP regarding their perceptions about the course, the job market, and the relationship between the content received during graduation and the professional reality. The online questionnaire applied (survey method) identified the need to expand the articulation between theoretical content and real work situations - which corroborates the current trends in engineering education focused on a curriculum based on projects and other active methodologies. The articulation between the theoretical and practical content was also present in the reasons for increasing or decreasing the student's motivation during the course, in the suggestions for insertion of subjects, and the advice directed to the undergraduate students. Extracurricular activities stand out as an instrument for maintaining student motivation and facilitating their insertion in the job market. Graduates enter the market relatively quickly, with 50% of them starting to work in the field in less than 6 months after graduating. However, the largest portion (63%) receives less than the minimum wage. Average wages are higher among graduates with more experience. The results contribute to discussions about teaching Environmental Engineering, to promote the training of better prepared and safer professionals for professional coping.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13933
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5064
ISSN: 2525-3409
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Source: The article PDF.
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