Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1392
Título: Globalização, direito constitucional, democracia e sociedade : uma “breve reflexão” no “pano de fundo” da modernidade ou da pós-modernidade? Do estado nacional ou pós-nacional?
Autor(es): Fernandes, Bernardo Gonçalves
Palavras-chave: Globalização
Modernidade
Pós-modernidade
Constituição
Democracia
Data do documento: 2010
Referência: Fernandes, B. G. Globalização, direito constitucional, democracia e sociedade : uma “breve reflexão” no “pano de fundo” da modernidade ou da pós-modernidade? Do estado nacional ou pós-nacional? Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, n.56, p. 63-100, jan/jun. 2010. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/download/112/104>. Acesso em: 18 set. 2012.
Resumo: O artigo tem como objetivo desenvolver o conceito de globalização e suas mais variadas nuances debatendo o mesmo sobre as vestes da modernidade, a partir das obras dos renomados autores A.Giddens, U.Beck e J.Habermas. Esses, guardadas as especificidades, desenvolveram, nos últimos anos, sob o pano de fundo da (alta) modernidade análises sobre os impactos da globalização no direito, no constitucionalismo e na democracia em termos pós- nacionais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1392
ISSN: 19841841
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista da Faculdade de Direito da UFMG, 12/09/2013, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:DEDIR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GlobalizaçãoDireitoConstitucional.pdf643,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.