Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13923
Title: Numerical implementation for conception of strut and tie models in reinforced concrete structures.
Authors: Ladeira, Artur Hallack
Silva, Amilton Rodrigues da
Camargos, Bruno Henrique Lourenço
Mapa, Lidianne de Paula Pinto
Reis, Reinaldo Antonio dos
Keywords: Finite element method
Topological optimization
Reinforced concrete
Issue Date: 2020
Citation: LADEIRA, A. H. et al. Numerical implementation for conception of strut and tie models in reinforced concrete structures. Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería, v. 36, n. 2. p. 1-6, abr. 2020. Disponível em: <https://www.scipedia.com/public/Ladeira_Silva_2019a>. Acesso em: 12 set. 2021.
Abstract: O Modelo de Bielas e Tirantes pode ser uma excelente alternativa para o dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado submetidos a estado plano de tensão e para regiões que apresentem descontinuidade de ordem geométrica ou estática, substituindo procedimentos empíricos por uma metodologia racional de projeto. Para tornar a concepção do modelo menos dependente da experiência do projetista, o presente artigo tem como objetivo aliar a técnica de otimização topológica ESO (Evolutionary Structural Optimization) ao Método dos Elementos Finitos para geração automática dos modelos de bielas e tirantes. O critério de evolução do método de otimização topológica adotado considera a eliminação de elementos menos solicitados em termos de tensão, a partir de uma análise elástico-linear. Nesse contexto, é possível obter soluções otimizadas de problemas complexos envolvendo o concreto estrutural. São apresentados três exemplos numéricos para comprovação e validação das formulações e técnicas implementadas, cujos modelos de bielas e tirantes obtidos apresentam boa concordância em relação às respostas encontradas em trabalhos científicos precursores sobre o tema.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13923
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.23967/j.rimni.2020.03.008
ISSN: 0213-1315
metadata.dc.rights.license: This is an article distributed under the terms of the Creative Commons BY-NC-SA license. Source: The article PDF.
Appears in Collections:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_NumericalImplementationConception.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.