Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13854
Título: O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Linguagem
Leitura
Ensino
Data do documento: 2020
Referência: ALMEIDA, S. A. de. O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 255-276, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4 o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13854
ISSN: 1982-873X
Licença: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença CreativeCommons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TextoDivulgaçãoCientífica.pdf804,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.