Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13819
Título: Autoridade docente e gênero : estudo das percepções de autoridade de professoras em início de carreira.
Autor(es): Bruno, Mariana Corradi
Orientador(es): Silva, Luciano Campos da
Palavras-chave: Gênero
Autoridade
Professoras
Data do documento: 2021
Membros da banca: Silva, Luciano Campos da
Torres, Marco Antônio
Carvalho, Marilia Pinto de
Referência: BRUNO, Mariana Corradi. Autoridade docente e gênero: estudo das percepções de autoridade de professoras em início de carreira. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: A questão sobre a autoridade docente tem sido bastante discutida tanto ao meio científico, quanto aos meios midiáticos. O tema principal que trava este debate é a constante desautorização dos alunos perante a figura docente. Assim, a autoridade docente tem passado por uma espécie de crise, fazendo com que professores se sintam cada vez mais dificuldade em exercer a autoridade docente. Diante disto, diversas explicações para esta crise têm sido intensificadas. Em que pesem os múltiplos fatores associados a esses fenômenos, especialmente no contexto internacional, uma das formas apontadas pelas mídias, governantes e mesmo pesquisadores para superar essa crise e consequentemente reestabelecer a autoridade dos professores, tem sido a reivindicação de ‘’mais homens no corpo docente’’. Assim, a questão do exercício da autoridade pelas professoras torna-se uma questão importante a ser investigada. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de autoridade de professoras iniciantes que atuam em escolas públicas do ensino médio e suas relações com o gênero. Para a realização da pesquisa nos apoiamos na abordagem qualitativa do objeto de estudo e entrevistamos sete professoras que atuam no ensino médio em escolas do setor público de Minas Gerais e que estão em início de carreira. A análise dos dados indica que a autoridade foi percebida pelas docentes como o grande desafio no início da carreira e relacionam parte destas dificuldades a diferença do exercício da autoridade docente entre professores e professoras. Diante, disto as docentes iniciante percebem ter menos autoridade docente do que os professores homens. As docentes também apresentam que a autoridade docente é construída com o ganho de experiências, entretanto ainda sim seria mais difícil para as professoras, pois entendem que a autoridade do homem já se encontra pré-disposta, ao contrário das docentes, que se utilizam de estratégias para conquistar a autoridade docente. Em suma, acreditamos esta dissertação tenha contribuído com o alargamento da discussão sobre autoridade e gênero, pois pesquisas sobre o tema se encontram bastante tímidas em contexto nacional. Esperamos também que o presente trabalho tenha avolumado outras discussões que estão para além do campo da educação.
Resumo em outra língua: The issue of teaching authority has been widely discussed both in the scientific and in the media. The main theme that holds this debate is the constant disauthorization of students before the teaching figure. Thus, the teaching authority has gone through a kind of crisis, making teachers feel more and more difficult to exercise teaching authority. In view of this, several explanations for this crisis have been intensified. Despite the multiple factors associated with these phenomena, especially in the international context, one of the ways pointed out by the media, government officials and even researchers to overcome this crisis and consequently reestablish the authority of teachers, has been the demand for '' more men in the body teacher''. Thus, the question of the exercise of authority by teachers becomes an important issue to be investigated. Therefore, this research aims to analyze the perceptions of authority of beginning teachers who work in public high schools and their relations with gender. To carry out the research, we supported the qualitative approach of the object of study and interviewed seven teachers who work in high school in public sector schools in Minas Gerais and who are in the beginning of their careers. The analysis of the data indicates that the authority was perceived by the teachers as the great challenge at the beginning of their career and part of these difficulties relate to the difference in the exercise of teaching authority between teachers and teachers. Therefore, beginning teachers perceive to have less teaching authority than male teachers. The teachers also present that the teaching authority is built with the gain of experiences, however it would still be more difficult for the teachers, as they understand that the authority of the man is already pre-disposed, unlike the teachers, who use strategies to conquer teaching authority. In short, we believe this dissertation has contributed to the widening of the discussion on authority and gender, as research on the topic is quite timid in the national context. We also hope that the present work has increased other discussions that are beyond the field of education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13819
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AutoridadeDocenteGênero.pdf959,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons