Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13708
Título: As contribuições de uma oficina pedagógica com jornais impressos na aquisição da aprendizagem a partir da teoria ator-rede (TAR) : a tragédia de Mariana.
Título(s) alternativo(s): The contributions of a pedagogical workshop with printed newspapers on the acquisition of learning from the actor-network theory (TAR) : the tragedy of Mariana.
Autor(es): Reis, Alexsandro Luiz dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Desastre ambiental
Data do documento: 2020
Referência: REIS, A. L. dos.; SILVA, F. A. R. e. As contribuições de uma oficina pedagógica com jornais impressos na aquisição da aprendizagem a partir da teoria ator-rede (TAR): a tragédia de Mariana. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, n. 2, p. 107-126, mar. 2020. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2246>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições de uma oficina pedagógica que utilizou reportagens de jornais sobre o rompimento da barragem da mineradora Samarco ocorrido em Mariana em 2015 no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 3° ano do ensino médio. Essa oficina é um dos resultados de um trabalho de mestrado profissional pelo qual foi desenvolvido um produto educacional: um caderno de oficinas para professores da Educação Básica poderem desenvolver a produção de textos jornalísticos. O referencial teórico-analítico adotado nesta pesquisa se pautou na Teoria Ator-Rede (TAR). Segundo a TAR humanos e não-humanos possuem a mesma importância ontológica e quando se analisa uma prática sociomaterial como um processo de ensino deve-se investigar a aprendizagem como um “efeito” das associações e fluxos das redes performadas. Nossos resultados indicam que a oficina contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que esses sujeitos se envolveram em novas alianças formadas durante o desenvolvimento da oficina. Entendemos que a oficina com jornais deve ser difundida e desenvolvida nas escolas, bem como os objetos, como os jornais, ser tomados para análise com a mesma relevância que as entidades humanas.
Resumo em outra língua: This work aims to present the contributions of a pedagogical workshop that used newspaper reports on the rupture of the dam of the mining company Samarco that took place in Mariana in 2015 in the process of teaching and learning students of the 3rd year of high school. This workshop is one of the results of a professional master's work for which an educational product was developed: a notebook of workshops for Basic Education teachers to be able to develop the production of journalistic texts. The theoretical-analytical framework adopted in this research was based on the Actor-Network Theory (TAR). According to ART humans and non-humans have the same ontological importance and when analyzing a sociomaterial practice as a teaching process, learning should be investigated as an “effect” of the associations and flows of the performed networks. Our results indicate that the workshop contributed to students' learning, since these subjects became involved in new alliances formed during the development of the workshop. We understand that the workshop with newspapers must be disseminated and developed in schools, as well as objects, such as newspapers, to be taken for analysis with the same relevance as human entities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13708
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2246
ISSN: 2179-426X
Licença: O periódico Revista de Ensino de Ciências e Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/873>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçõesOficinaPedagógica.pdf351,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.