Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13568
Título: Letramento crítico no ensino e na aprendizagem de inglês : a constituição identitária de aprendizes de uma escola pública.
Autor(es): Fonseca, Lucilene Paula Carvalho Dias
Orientador(es): Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Palavras-chave: Aprendiz
Processo de ensino e aprendizagem
Letramento
Língua Inglesa
Data do documento: 2021
Membros da banca: Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Figueredo, Giacomo Patrocinio
Oliveira, Shirlene Bemfica de
Referência: FONSECA, Lucilene Paula Carvalho Dias. Letramento crítico no ensino e na aprendizagem de inglês: a constituição identitária de aprendizes de uma escola pública. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar as representações do ensino de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. De maneira mais específica, intentou-se mapear as representações dos estudantes sobre as práticas pedagógicas criticamente embasadas; analisar os efeitos do processo de (des)construção identitária desses aprendizes, considerando as práticas pedagógicas criticamente embasadas; problematizar as percepções dos aprendizes sobre as aulas de inglês. A trajetória teórico-metodológica desta pesquisa está ancorada na perspectiva discursiva franco-brasileira (CORACINI, 2003a; 2003b; 2003c; 2007; ORLANDI, 1998; 2008; 2009; 2020; SÓL, 2014; GRIGOLETTO, 2010), psicanalítica (REVUZ, 1998), da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; JORDÃO; FOGAÇA, 2007) e da Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEEN, 2006 [1996]). Este trabalho, de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, teve como participantes dez estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à rede federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade da região dos Inconfidentes. A escolha dessa escola ocorreu tendo em vista que os participantes foram estudantes de uma professora que declara utilizar os pressupostos do Letramento Crítico (LC) como princípio norteador de suas aulas. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os dados sugerem que as identidades de aprendizes são (des)construídas por meio de enunciados provenientes tanto da escola, quanto de fora dela. Alguns discursos evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã. Todavia, foram preponderantes dizeres que apontam para a representação da aprendizagem a partir da visão instrumental, reverberando efeitos dos discursos que trazem uma compreensão mercadológica da LI. Os resultados balizam a necessidade de (re)pensar e problematizar princípios que contribuem para o aprendizado significativo de LI que transcendem métodos e técnicas de ensino, na perspectiva de que nós, professores, sejamos mais atentos e sensíveis à complexidade de se aprender uma língua, haja vista a heterogeneidade que envolve a constituição da identidade do aprendiz.
Resumo em outra língua: This study aimed to investigate the representations of English language teaching from a critical perspective, focusing on its effects on the learners' identity constitution. In a more specific way, the intention was to map the students' representations about the critically based pedagogical practices; to analyze the effects of the process of identity (de)construction of these learners, considering the pedagogical practices critically based; discuss learners' perceptions of English classes. The theoreticalmethodological trajectory of this research is based on Franco-Brazilian discursive perspective (CORACINI, 2003a; 2003b; 2003c; 2007; ORLANDI, 1998; 2008; 2009; 2020; SÓL, 2014; GRIGOLETTO, 2010), psychoanalytic (REVUZ, 1998), Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; JORDÃO; FOGAÇA, 2007) and Social Semiotics (KRESS; VAN LEEUWEEN, 2006 [1996]). This qualitative case study involved 10 high school students from a school that belongs to the federal Technical and Technological Education in a city located in the Inconfidentes region. The selection of this school occurred, considering that the participants had classes with a teacher who affirms to use the assumptions of Critical Literacy as the guiding principle of the classes. Corpus collection was formed by written and visual narratives. The data suggests that the learners’ identities are (de) constructed through utterance from school, as well as nonschools utterances. Some speeches show the relevance of learning the English language from the perspective of critical literacy. However, there were preponderant speeches that point to the representation of learning from the instrumental view, reverberating effects of the discourses that bring a market understanding of the English language. The results point to the need to (re) think and discuss principles that contribute to the significant English learning process that transcend teaching methods and techniques, in the perspective that teachers should be more attentive and sensitive to the complexity of learning a language process, considering the heterogeneity that involves the constitution of the learner's identity.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13568
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LetramentoCríticoEnsino.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons