Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13511
Título: Experimentar Artaud : sobre a cartografia como metodologia para a pesquisa e investigação artística em artes cênicas.
Título(s) alternativo(s): Experimenting Artaud : cartography as an arts‐based research methodology and creative artistic research in the performing arts.
Autor(es): Dias, Luciana da Costa
Barbosa, Tamira Mantovani Gomes
Palavras-chave: Metodologia de pesquisa baseada em artes
Data do documento: 2019
Referência: DIAS, L. da C.; BARBOSA, T. M. G. Experimentar Artaud: sobre a cartografia como metodologia para a pesquisa e investigação artística em artes cênicas. Diacritica, v. 33, n.1, p. 42-63, 2019. Disponível em: <http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente na segunda metade do século XX ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente – e metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia possível para a pesquisa baseada em artes na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). O referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derrida e Sueli Rolnik. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento artaudiano para criação de um ‘novo teatro’ no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados.
Resumo em outra língua: One of the most important aspects of an artistic research is the need to use the most appropriate research methodology to each case. When it comes to the Performing Arts, which have gained strength in the latter half of 20th Century as an independent field of knowledge, this need becomes even more frequent – and the appropriate methodologies that take the creative process of the actor as researcher into account are still at a consolidation stage. In this work, through a case study, we intend to investigate Cartography as a possible methodology for research based on arts in the Performing Arts field. The Case Study addresses some aspects of the Creation Workshop held during a semester at the Federal University of Ouro Preto (UFOP / Brazil). The theoretical reference includes authors like Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derrida and Sueli Rolnik. In this course, given by the authors, artistic propositions for the use of voice and body, extracted from the Artaudian thought for the creation of a ‘new theatre’ in the twentieth century, were experimented by the students and mapped in their evolution until the presentation of the final scenes / performances. This paper discusses some observed aspects of the process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13511
DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.311
ISSN: 2183-9174
Licença: Os artigos da revista Diacrítica estão sob um licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Fonte: Revista Diacrítica <http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/about> . Acesso em: 11 maio 2021.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperimentarArtaudCartografia.pdf558,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.