Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13510
Título: Os elementos essenciais da Commedia Dell'arte no século XVI e na contemporaneidade.
Título(s) alternativo(s): The essential elements of the Commedia Dell´Arte in the XVI century and the contemporary.
Autor(es): Hunzicker, Frederick Magalhães
Palavras-chave: Teatro
Ator
História do teatro
Actor
History of theater
Data do documento: 2020
Referência: HUNZICKER, F. M. Os elementos essenciais da Commedia Dell'arte no século XVI e na contemporaneidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 443-467, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/53185>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: A Commedia dell´Arte é uma comédia de ofício, de profissão, e, com isso, tem seus elementos constitutivos. Através da análise matricial ponderamos os procedimentos de criação de um espetáculo de Commedia dell´Arte. Também, elencamos elementos de criação do ator, como a máscara, a improvisação e o roteiro de intrigas (canovaccio). Tanto a máscara quanto a improvisação dizem respeito ao trabalho do ator; já o roteiro (canovaccio) se relaciona com as ações do ator, a dramaturgia do ator. A expressividade pauta a técnica e o talento artístico com a pré‐expressividade, que seria aquilo que o ator prepara antes de interpretar a personagem. As propriedades populares da Commedia dell'Arte foram dadas pelo caráter carnavalesco, já que a cultura cômica popular da Idade Média, principalmente a cultura carnavalesca, conformava-se através de uma grande diversidade: festas públicas carnavalescas; ritos e cultos cômicos especiais; os bufões e tolos; gigantes, anões e monstros; palhaços de diversos estilos; a literatura paródica, etc. E por fim, no teatro oriental, a máscara surge conectada à dança ritual, enquanto no ocidente, está presente nos festejos populares ou ligada a alguma tradição religiosa.
Resumo em outra língua: Commedia dell ́Arte is a comedy of craft, profession, and, with this, has its constitutive elements. Through matrix analysis we considered the procedures of creating a Commedia dell ́Arte show. Also, we listed elements of creation of the actor, such as the mask, improvisation and the script of intrigues (canovaccio). Both the mask and improvisation relate to the work of the actor; the script (canovaccio) relates to the actions of the actor, the dramaturgy of the actor. The expressiveness staff technical and artistic talent with the pre‐expressivity, that would be what the actor prepares before interpreting the character. The popular properties of the Commedia dell'Art were given by the Carnival character, since the popular comic culture of the Middle Ages, mainly the conformava carnival culture, through a great diversity: Carnival public festivities; rites and cults special comedy; The bufon and foolish; giants, dwarves and monsters; clowns of various styles; the parodic literature, etc. And finally, in the Eastern Theater, the mask is connected to ritual dance, while in the west, is present in the popular festivities or connected to any religious tradition.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13510
DOI: https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.53185
ISSN: 1981-3090
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Cadernos de Pesquisa do CDHIS são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Cadernos de Pesquisa do CDHIS <http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ElementosEssenciaisCommedia.pdf991,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.