Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13455
Título: O malheur e a verdade em Simone Weil : uma interpretação do sofrimento humano.
Título(s) alternativo(s): Le malheur et la vérité de Simone Weil : une Interprétation de la souffrance humaine.
Autor(es): Figueiredo, Cristina de Oliveira
Orientador(es): Motta, Guilherme Domingues da
Coelho, Venúncia Emília
Palavras-chave: Weil, Simone
Verdade
Mística
Deus
Data do documento: 2021
Membros da banca: Motta, Guilherme Domingues da
Coelho, Venúncia Emília
Silveira, Carlos Frederico Gurgel Calvet da
Alves Júnior, Douglas Garcia
Referência: FIGUEIREDO, Cristina de Oliveira. O malheur e a verdade em Simone Weil: uma interpretação do sofrimento humano. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: A vida de Simone Weil foi marcada pelo comprometimento com as pessoas que viviam uma vida marginalizada socialmente e sob o signo da opressão. Em sua busca para compreender a dinâmica da alienação dos meios de produção, começou a trabalhar em fábricas e, a partir dessa experiência, trouxe a lume o seu conceito primordial do malheur. Malheur significa o ápice do sofrimento humano e afeta todas as dimensões existenciais do ser humano. Weil, em sua própria vivência da agonia do malheur e após sofrer a experiência mística da graça (grâce), levantou a hipótese teológica de que somente essa força é capaz de arrancar o ser humano dessa vivência miserável e conduzi-lo até a Verdade (Verité) ou a Deus (Dieu). A nossa dissertação busca compreender como estão relacionadas as categorias existenciais do malheur e da verdade. O que a análise dos textos fundamentais da autora e dos seus principais comentadores mostrou é que essas categorias existenciais do malheur e da verdade se entrelaçam no amor sobrenatural ao próximo (l'amour surnaturel du prochain), uma das formas do amor implícito ou indireto de Deus (amour indirect ou implicite de Dieu).
Resumo em outra língua: La vie de Simone Weil a été marquée par l'engagement avec des personnes qui ont vécu une vie socialement marginalisée et sous le signe de l'oppression. Dans sa poursuite pour comprendre la dynamique de l'aliénation des moyens de production, elle a commencé à travailler dans les usines et, à partir de cette expérience, introduit son concept primordial du malheur. Malheur signifie l'apogée de la souffrance humaine et affecte toutes les dimensions existentielles de l'être humain. Weil, dans sa propre expérience de l'agonie du malheur et après souffrir l'expérience mystique de la grâce, a considérée l'hypothèse théologique qu'uniquement cette force est capable d'arracher l'être humain de cette misérable expérience et de le conduire à la Vérité ou à Dieu. Notre thèse de master désir de comprendre comme les catégories existentielles, le malheur et la vérité, sont liées. L'analyse des textes d'importance de l'auteur et de ses principaux commentateurs a montré que ces catégories existentielles du malheur et de la vérité s'entrelacent dans l'amour surnaturelle du prochain, une des formes de l'amour implicite ou indirect de Dieu.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13455
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MalheurVerdadeSimone.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons