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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, André Luíspt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Fernando Luiz Pereira dept_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Ricardo Morato Fiúza-
dc.date.accessioned2021-07-22T19:43:28Z-
dc.date.available2021-07-22T19:43:28Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Ricardo Morato Fiúza. Evasão em cursos de engenharia de produção da Universidade Federal de Ouro Preto. 2021. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13402-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA evasão de estudantes é um fenômeno recorrente nos sistemas de educação do Brasil. Embora na literatura sejam encontrados muitos estudos que investigaram diversos cenários de evasão, os fatores relacionados à ocorrência desse fenômeno podem variar entre diferentes contextos e instituições de ensino superior. Inicialmente, é fundamental que cada instituição ou curso seja analisado individualmente, para que o perfil de estudantes potencialmente em risco de evasão seja identificado. Assim, a gestão universitária se torna capaz de tomar medidas que visem o aumento da permanência dos estudantes nos seus cursos, até que se tornem graduados. Neste contexto, esta pesquisa quantitativa investigou os cenários de evasão dos dois cursos de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto. Foram aplicados modelos de regressão logística para analisar como fatores acadêmicos, pouco estudados na literatura, bem como fatores sociodemográficos e socioeconômicos, se associaram com as chances de o estudante evadir dos cursos de graduação. Os resultados dos modelos indicaram que os fatores acadêmicos são os que mais explicam o fenômeno da evasão nestes cursos. As análises dos fatores socioeconômicos reforçaram a importância da assistência estudantil para a permanência do estudante nos cursos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectPesquisa quantitativapt_BR
dc.titleEvasão em cursos de engenharia de produção da Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, André Luíspt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Fernando Luiz Pereira dept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Sergio Evangelistapt_BR
dc.contributor.refereePena, Carolina Silvapt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Adilson Pereira dospt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Anderson Castro Soares dept_BR
dc.description.abstractenThe literature presents a diversity of studies that investigated cases of higher education dropout. The factors associated to its occurence may vary in each case in different higher education courses and institutions. In this context, the present research analyzed the dropout scenarios of the two Production Engineering undergraduate courses of Universidade Federal de Ouro Preto. It consists of a quantitative research and logistic regression models were applied to analyze how academic factors, not commonly considered in studies, as well as sociodemographic and socioeconomic factors, are associated with the chance of dropping out from the courses. The academic factors explained the dropout the most. The socioeconomic factors reinforced the importance of student aid in order to reduce the chances of dropping out.pt_BR
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