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dc.contributor.advisorMozzer, Nilmara Bragapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Bárbara Dias-
dc.date.accessioned2021-07-15T17:38:50Z-
dc.date.available2021-07-15T17:38:50Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Bárbara Dias. O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química. 2021. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13380-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleO desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMozzer, Nilmara Bragapt_BR
dc.contributor.refereeNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.refereeConrado, Dália Melissapt_BR
dc.description.abstractenThis work aims to investigate the development of understandings by pre-service Chemistry teachers about the approach to socio-scientific issues (SSI) in science teaching during a formative process. It is based on the perspective of teacher training that aims to prepare professionals for human, social and political performance, through reflection and articulation between theory and practice. SSI are understood as complex and controversial problems that cover different areas of knowledge (scientific, social, political, environmental, among others) and, for this reason, your educational approach needs to include learning in different dimensions of the content (conceptual, procedural and attitudinal). These assumptions guided this research, carried out with pre-service teachers from the Federal University of Ouro Preto (UFOP), who were attending the 7th period of the training course and who participated in a training process in which: they experienced a Didactic Sequence (DS) based on SSI; analyzed excerpts from a teaching experience with SSI; participated in a short course on the subject; and developed a SSI-based DS. Two of the preservice teachers participating were selected as a sample. The data were recorded on video and audio and the DS prepared by the pre-service teachers surveyed was also part of the data corpus. The transcriptions of reflective episodes manifested during the discussions and in the interview conducted at the end of the process, in addition to the DS prepared by future teachers, were analyzed based on the discursive textual analysis methodology. In their reflections, future teachers expressed different understandings, such as those about: the relationships between the CPA dimensions of content in the educational approach of SSI; the guiding role of the attitudinal dimension in this approach; the contextualizing nature of this approach and the role of theorypractice articulation in the development of these understandings during teacher training. We observed that the characteristics of the training proposal were essential for the development of understandings by future teachers. As possible implications of the results of this research, we point out that it is necessary for teacher training to be based on reflective, critical, collective and emancipatory teaching, in which problematizing and contextualizing approaches such as SSI are treated and understood and that new studies need to be conducted to assess the impacts of the understandings developed by the pre-service teachers on their future practices.pt_BR
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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