Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13362
Título: Clima disciplinar e práticas pedagógicas dos docentes : construção de dois instrumentos de pesquisa.
Autor(es): Alves, Ranna
Orientador(es): Silva, Luciano Campos da
Matos, Daniel Abud Seabra
Palavras-chave: Docência
Práticas pedagógicas
Questionários
Data do documento: 2021
Membros da banca: Silva, Luciano Campos da
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Moriconi, Gabriela Miranda
Referência: ALVES, Ranna. Clima disciplinar e práticas pedagógicas dos docentes: construção de dois instrumentos de pesquisa. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo a construção de dois instrumentos de pesquisa de caráter quantitativo para a realização de diagnósticos do clima disciplinar em salas de aula de escolas públicas e privadas, bem como de características e práticas pedagógicas dos docentes associadas à prevenção da indisciplina e melhoria do ambiente de aprendizagem em sala de aula. Nosso intuito é oferecer ao campo de pesquisa instrumentos validados de abordagem quantitativa, a fim de minimizar esta lacuna no campo acadêmico. De um modo mais específico o trabalho busca: 1) Realizar uma revisão da literatura sobre indisciplina escolar e as práticas pedagógicas docentes associadas à melhoria do clima disciplinar em sala de aula. 2) Elaborar um questionário que permita inventariar a presença de diferentes tipos de indisciplina na sala de aula, a partir do qual seja possível produzir um indicador de clima disciplinar por turma, professor e escola; 3) Elaborar um questionário que permita identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de aula, com vistas a compreender as suas relações com o clima disciplinar durante as suas aulas e a consequente melhoria do ambiente de aprendizagem. Para a execução desses objetivos inspiramos no modelo de construção e validação de instrumentos de pesquisa apresentado por Pasquali (1999), que se baseia em três grandes polos: procedimentos teóricos, procedimentos empíricos (experimentais) e procedimentos analíticos (estatísticos). Nessa dissertação, nos limitaremos aos procedimentos teóricos até a análise dos juízes. Na etapa de procedimentos teóricos realizamos a elaboração propriamente dita dos itens, baseada na investigação teórica nacional e internacional realizada sobre os principais objetos da pesquisa: indisciplina e práticas pedagógicas dos professores. Numa segunda etapa, definimos os principais construtos a serem utilizados pela pesquisa, etapa que envolveu a definição constitutiva e a definição operacional dos construtos. Nessa etapa, avaliamos por meio da análise dos juízes, que se trata de um processo em que especialistas em determinada área participam de uma avaliação com o objetivo de verificar o nível de concordância entre esses juízes. As adequações dos itens dos instrumentos a partir da análise dos juízes foi realizada de forma quantitativa e qualitativa. Para a análise quantitativa utilizamos o método de Razão de Validade de Conteúdo (RVC), desenvolvido por Lawshe (1975), para analisar a concordância dos juízes sobre o grau em que o instrumento mede o conteúdo que se espera medir. E as observações, sugestões e dúvidas dos especialistas analisadas qualitativamente. Neste estudo nos limitamos a realização dos procedimentos teóricos até a realização da análise dos juízes, o que constitui uma limitação do trabalho. Como resultados obtidos tem-se a construção de dois instrumentos de pesquisa: 1) Diagnóstico do clima disciplinar, e 2) Práticas pedagógicas dos docentes, que indicam que o estudo constitui uma importante contribuição para o campo de investigação em minimizar a falta de instrumentos específicos para a investigação do fenômeno da indisciplina e das práticas pedagógicas dos docentes. Entretanto, em pesquisas futuras é recomendado finalizar os procedimentos teóricos e dar prosseguimento as demais procedimentos propostos por Pasquali (1999).
Resumo em outra língua: This research aimed to build two quantitative research instruments to diagnose the disciplinary context in public and private school classrooms, as well as the characteristics and pedagogical practices of teachers related to the prevention of indiscipline and improvement of classroom learning environment. Our goal is to offer the research field valid instruments with a quantitative approach, with a view minimize this gap in the academic field. More specifically, the work seeks to: 1) Conduct a review of the literature on school indiscipline and teaching pedagogical practices related to improving the disciplinary context in the classroom. 2) Develop a questionnaire that allows inventorying the presence of different types of indiscipline in the classroom, from which it is possible to produce an indicator of disciplinary context by class, teacher and school; 3) Develop a questionnaire that allows identifying the pedagogical practices used by teachers in the classroom, with a view to understand their relationship with the disciplinary context during their classes and the consequent improvement of the learning environment. For the execution of these objectives, we were inspired by the model of construction and validation of research instruments presented by Pasquali (1999), which is based on three major poles: theoretical procedures, empirical procedures (experimental) and analytical procedures (statistical). In this dissertation, we will limit ourselves to theoretical procedures until the judges' analysis. In the theoretical procedures stage, we conducted the actual elaboration of the items, based on national and international theoretical research performed on the main research objects: indiscipline and pedagogical practices of teachers. In a second step, we defined the main constructs to be used in the research, a step that involved the constitutive definition and the operational definition of the constructs. At this stage, we evaluate through the judges' analysis, which is a process in which specialists in a certain area participate in an evaluation with a view verify the level of agreement between these judges. The adjustments of the items of the instruments from the analysis of the judges were performed in a quantitative and qualitative way. For the quantitative analysis we used the Content Validity Ratio (RVC) method, developed by Lawshe (1975), to analyze the judges' agreement on the degree to which the instrument measures the content that is expected to be measured. And the experts' observations, suggestions and doubts were analyzed qualitatively. In this study, we limited the performance of theoretical procedures until the performance of the judges' analysis, which constitutes a limitation of the work. The results obtained are the construction of two research instruments: 1) Diagnosis of the disciplinary context, and 2) Pedagogical practices of teachers, which indicate that the study constitutes an important contribution to the field of investigation in minimizing the lack of specific instruments for the investigation of the phenomenon of indiscipline and the pedagogical practices of teachers. However, in future research, it is recommended to complete the theoretical procedures and proceed with the other procedures proposed by Pasquali (1999).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13362
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/06/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ClimaDisciplinarPráticas.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons