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Título: O ensino do sistema de escrita alfabética para surdos : questões metodológicas.
Autor(es): Santana, Marcelo Dias de
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Língua escrita - estudo e ensino
Prática pedagógica
Surdos - educação
Estudantes surdos
Data do documento: 2020
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Jorge, Liliane dos Santos
Rahme, Mônica Maria Farid
Referência: SANTANA, Marcelo Dias de. O ensino do sistema de escrita alfabética para surdos: questões metodológicas. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: A educação de surdos no ensino regular tem gerado inquietações no que se refere às práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de língua escrita para os alunos surdos na fase de alfabetização. Este estudo busca investigar as bases teórico-metodológicas adotadas, pelo professor, no processo de ensino da língua portuguesa para os alunos surdos e como essas bases se materializam na prática do professor em sala de aula em escolas comuns. Além disso, o estudo discute as demandas educacionais dos alunos surdos no Brasil assim como, as especificidades desse público em relação aos alunos ouvintes envolvendo a aprendizagem de leitura e de escrita da língua portuguesa. A pesquisa considerou como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa. Participou do estudo uma professora ligada diretamente ao processo de ensino de língua portuguesa para crianças surdas regularmente matriculadas na rede municipal da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação em salas de aula. Os dados coletados foram analisados considerando duas questões específicas para a compreensão das etapas: a primeira etapa, analisar as concepções que o professor tem sobre o ensino de língua escrita para surdos, dialogando com as respostas apresentadas na entrevista. A segunda etapa identificar as metodologias utilizadas no ensino da língua escrita. Após a análise, foi identificada uma inconsistência conceitual por parte da professora acerca do processo de ensino de língua escrita que refletia em ações de ensino sem planejamento e práticas sem prévia elaboração. Os resultados também revelaram que as estratégias utilizadas pela professora evidenciam que a perspectiva de ensino da língua escrita para surdos tem forte base nos modelos de ensino para alunos ouvintes. Observou-se ainda que a presença de uma profissional surda nas salas de aula contribuiu para o trabalho docente. Por fim, a análise das metodologias tradicionais do ensino da língua escrita para surdos e as transcrições das atividades para compreender as práticas desenvolvidas em sala de aula contribuíram para o melhor entendimento de como se diferenciam as práticas pedagógicas no ensino da língua escrita para surdos e para ouvintes.
Resumo em outra língua: The education of deaf people in a regular education setting, has generated concerns regarding the pedagogical practices developed for teaching written language to deaf students in the literacy phase. This study seeks to look further into what are the theoretical and methodological basis adopted by the teacher in the process of teaching the Portuguese language to deaf students and how these basis materialize in the teacher's practice in the classroom in regular schools. In addition, the study discusses the educational demands of deaf students in Brazil as well as the specificities of this audience in relation to hearing students involving learning how to read and write Portuguese. The research considered the qualitative approach as a methodological perspective. A teacher directly linked to the process of teaching Portuguese language to deaf children regularly enrolled in the school district of the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, participated in the study. The main tool for data collection were semi-structured interviews and observation in classrooms. The collected data was analyzed considering two specific questions to understand the different steps: the first step was the analysis concerns the conceptions that the teacher has about the teaching of written language for deaf people, dialoguing with the answers presented in the interview. The second step was to identify the methodologies used in teaching the written language. After the analysis, a conceptual inconsistency on the part of the teacher about the process of teaching written language was identified, which reflected in teaching actions without planning and poorly elaborated practices. The results also revealed that the strategies used by the teacher show that the perspective of teaching written language to the deaf is strongly based on teaching models for hearing students. It was also observed that the presence of a deaf professional in the classrooms contributed to the teaching work. Finally, the analysis of traditional methodologies for teaching written language to the deaf and the transcriptions of activities to understand the practices developed in the classroom, contributed to a better understanding of how pedagogical practices differ in the teaching of written language for deaf and hearing students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13328
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