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Título : Docência e gênero em discurso : o caso escola sem partido.
Autor : Souza, Andrezza Rodrigues Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Torres, Marco Antônio
Palabras clave : Michel Foucault
Escolas
Professores
Análise do discurso
Fecha de publicación : 2020
metadata.dc.contributor.referee: Torres, Marco Antônio
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo
Mattos, Amana Rocha
Citación : SOUZA, Andrezza Rodrigues Duarte. Docência e gênero em discurso: o caso escola sem partido. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumen : Esta dissertação trata dos discursos do Movimento Escola Sem Partido a respeito de gênero e docência. Tendo em vista que o Movimento vem se expandindo de 2014 até os dias de hoje, usando fortemente a educação como base para empreender uma ofensiva antigênero e um ataque aos docentes, parto da constatação de que a temática se inseriu cotidianamente na vida dos brasileiros e tem movimentado o debate público sobre a educação. Fundamentado teoricamente nas elaborações de Michel Foucault, este estudo utiliza os conceitos de discurso, poder, sujeito e regimes de verdade, para se fazer consistente. A página pública do Movimento Escola Sem Partido, no Facebook, é o “lugar” da pesquisa, com isso quero dizer que o corpus analítico é constituído dos comentários, postagens, reações e compartilhamentos coletados dessa rede social. Portanto, a análise do discurso de inspiração foucaultiana é a metodologia aqui utilizada para responder a pergunta: Como emerge toda essa discursividade sobre gênero e docência no Movimento Escola Sem Partido? De maneira paralela: Que enunciados os perpassam? Como esses discursos são produzidos? Quais modos de subjetivação podemos identificar nas tramas discursivas analisadas? Na análise do discurso foi encontrada a produção de um governo, nos termos de Foucault, pela violência; os enunciados e os ditos do movimento expressam a produção de uma significação na qual o docente violentado é permitido e encorajado. Nas conclusões aponta-se para o Escola Sem Partido enquanto um tipo de movimento que intenta impedir que novas formas de reconhecimento e inteligibilidade se façam presentes no ambiente escolar, o que torna coerente caracterizá-lo com reativo, e violento.
metadata.dc.description.abstracten: This master’s thesis focuses on the “Escola sem Partido” movement’s speeches on gender and education. Considering the movement’s expansion since 2014 till present days, strongly using education as groundwork in starting an anti-gender offensive and inciting personal attacks against teachers, this theme has inserted itself in brazilians’ day-to-day life and has somehow moved the public debate on education. Theoretically founded on Michel Foucault’s elaborations, this essay brings in the concepts of discourse, government, subject and regimes of truth, for it’s consistency. This research took “place” in the public facebook page of the “Escola sem Partido” movement”, which means that the analytical corpus is constituted from comments, posts, reactions and sharings collected from said social network. Therefore, the Foucault-based discourse analyses is the methodology hereby used to answer the question: How does all this discourse on gender and teaching come from the “Escola sem Partido” movement? And, in parallel: How are this discourses made? How do they pervade each other? Which subjectivation ways can be found in the discursive plots under analysis? Throughout the discourse analysis it’s been observed the manufacturing of a government, in Foucault’s term, by violence; the sayings of the movement show the construction of a significance in which the violence against teachers is allowed and encouraged. In the conclusion it’s pointed out that the Escola sem Partido movement tries to stop the presence of new ways of knowledge and intelligibility in the school environment, showing the coherence in characterizing it as reactive, and violent.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13304
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Aparece en las colecciones: PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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