Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13279
Título : A pessoa idosa e o mercado de trabalho : uma análise a partir da PED 2014 da região metropolitana de Belo Horizonte.
Autor : Fialho, Adriana Aparecida Bhering
Mafra, Simone Caldas Tavares
Pio, Emília da Silva
Silva, Ambrozina de Abreu Pereira
Zanuncio, Sharinna Venturim
Palabras clave : Pessoa idosa
Mercado de trabalho
Força de trabalho
Renda da pessoa idosa
Fecha de publicación : 2019
Citación : FIALHO A. A. B. et al. A pessoa idosa e o mercado de trabalho: uma análise a partir da PED 2014 da região metropolitana de Belo Horizonte. Estudos Interdisciplinares do Envelhecimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-29, 2019. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/60550>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumen : O processo de envelhecimento populacional no Brasil tem ocorrido de forma rápida impactando diretamente na composição da População Economicamente Ativa. Assim, objetivou-se, no presente estudo, compreender o panorama geral do mercado de trabalho da pessoa idosa na região metropolitana de Belo Horizonte, analisando de forma comparativa os principais fatores que influenciam estes sujeitos a permanecerem ou a retornarem a esse meio, considerando para tal, os grupos de pessoas idosas ocupadas e inativas, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego. Para isso, fez-se uso de dados secundários da base de Pesquisa de Emprego e Desemprego, desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, os quais foram analisados utilizando-se o SPSS, por meio da análise exploratória e teste t de médias. Foi possível constatar que as pessoas idosas consideradas como ocupadas, em sua maioria estão alocadas no setor privado, são empregadas e em ocupações de baixo nível de profissionalização. Contudo, verificou-se que a permanência da pessoa idosa no mercado de trabalho, pode demonstrar ineficiência dos proventos dos sistemas de aposentadoria ou pensão, fazendo com que estes sujeitos optem por manter-se no mercado de trabalho a fim de aumentar não só a sua renda, como também a de sua família. Entretanto, há que se considerar esta situação também, como sendo de caráter positivo, uma vez que a pessoa idosa se mantém produtiva e socialmente envolvida com o trabalho por mais tempo.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13279
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2316-2171.60550
ISSN : 2316-2171
metadata.dc.rights.license: O periódico Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/730>. Acesso em: 23 mar. 2021.
Aparece en las colecciones: DECAD- Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PessoaIdosaMercado.pdf241,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.