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dc.contributor.advisorRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.advisorTinti, Douglas da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Leonardo Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-14T18:22:40Z-
dc.date.available2021-06-14T18:22:40Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Leonardo Rodrigues. Insubordinando criativamente a indisciplina na perspectiva da etnomatemática: um estudo qualitativo com professores de matemática. 2021. 280 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13273-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina estudantil existe desde o começo da humanidade, com isso, os métodos disciplinares empregados se modificaram ao longo dos anos originando o emprego de estratégias culturalmente irrelevantes para a manutenção da disciplina. Assim, este estudo buscou explorar as opiniões de 8 (oito) professores de Matemática, em 3 (três) escolas estaduais e em 1 (uma) escola particular, em duas cidades distintas, da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova, em Minas Gerais, sobre as abordagens relacionadas com a disciplina vivenciadas nas escolas em termos de políticas públicas e prática docente. Em particular, este estudo procurou obter informações sobre o dia-a-dia desses professores, bem como de suas experiências e pontos de vista em relação à implantação dos regulamentos relacionados com a disciplina estudantil. A problemática desse estudo está relacionada com a questão de investigação: Como os professores de Matemática podem compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que possa auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa? Os dados foram coletados por meio da utilização de dois questionários (inicial e final), de quatro entrevistas semiestruturadas, de um grupo focal adaptado e do diário de campo do professor-pesquisador. A análise dos dados dessa pesquisa qualitativa foi realizada por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Nessa teoria, a codificação aberta identificou os códigos preliminares que foram agrupados conceitualmente para a elaboração de três categorias e duas subcategorias conceituais, que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Assim, esses resultados mostraram que os participantes desse estudo puderam compreender a indisciplina dos alunos como um aspecto positivo que pudesse auxiliá-los na transformação da própria prática docente de acordo com as perspectivas da Etnomatemática e da Insubordinação Criativa. Além disso, para esses participantes, os conceitos de Etnomatemática e a sua conexão com a Insubordinação Criativa, a disciplina e a indisciplina podem estar relacionados com a flexibilização das normas e regras impostas no ambiente escolar sem que discussões prévias sejam realizadas com os alunos e, também, com a contraposição aos educadores que visam excluir os discentes das decisões tomadas no processo educacional. Desse modo, esses participantes se conscientizaram sobre a Etnomatemática como uma ação pedagógica que busca a proposição de uma prática docente que possibilite a valorização e o respeito aos conhecimentos matemáticos que os alunos trazem de seu cotidiano. Essa pesquisa também originou um Produto Educacional, no formato de um caderno de sugestões, direcionado para professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, supervisores, formadores de professores e demais interessados nessa temática. Nesse sentido, é importante que o professores de Matemática reflitam sobre a própria prática docente na perspectiva da Etnomatemática, como uma ação pedagógica intercultural e interdisciplinar, e da Insubordinação Criativa como uma flexibilização das normas e regras comportamentais, com o objetivo de provocar os limites disciplinares praticados nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria fundamentada em dadospt_BR
dc.titleInsubordinando criativamente a indisciplina na perspectiva da etnomatemática : um estudo qualitativo com professores de matemática.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.refereeTinti, Douglas da Silvapt_BR
dc.contributor.refereeLopes, Celi Aparecida Espasandinpt_BR
dc.contributor.refereeOrey, Daniel Clarkpt_BR
dc.description.abstractenConcerns in relation to student discipline have existed since the beginning of humanity. Diverse disciplinary methods have been changed over the years as a result of enlightened perspectives and the use of culturally irrelevant strategies for the maintenance of classroom discipline. This study sought to explore the opinions of 8 (eight) mathematics teachers, in 3 (three) state schools and in 1 (one) private school, in two different cities, of the Regional Teaching Superintendence of Ponte Nova, Minas Gerais, on the disciplinary-related approaches experienced in schools in terms of public policies and teaching practices. Particularly, this study sought to obtain information about the daily lives of these teachers, as well as their experiences and points of view in relation to the implementation of regulations related to student discipline issues. The statement of the problem of this study is related to the research question: How can mathematics teachers understand students' indiscipline as a positive aspect that can assist them in transforming their own teaching practice according to the perspectives of Ethnomathematics and Creative Insubordination? Data were collected through the use of two questionnaires (initial and final), four semi-structured interviews, one adapted focus group, and the teacher-researcher field diary. The data analysis of this qualitative research was conducted through an adaptation of the Grounded Theory. In this theory, open coding identified the preliminary codes that were conceptually grouped for the development of three conceptual categories and two subcategories, which enabled the interpretation of the results obtained in this study. Thus, these results showed that the participants of this study were able to understand the students' indiscipline as a positive aspect that could assist them in transforming their own teaching practice according to the perspectives of Ethnomathematics and Creative Insubordination. In addition, for these participants, the concepts of Ethnomathematics and its connection to Creative Insubordination, discipline and indiscipline can be related to the relaxation of norms and rules imposed in the school environment without previous discussions being held with students and, also, with the opposition to educators that aim to exclude students from decisions made in the educational process. In this way, these participants became aware of Ethnomathematics as a pedagogical action that seeks to propose a teaching practice that makes it possible to value and respect the mathematical knowledge that students bring from their daily lives. This research also resulted in an educational product, in the form of a suggestion book, aimed at teachers, educators, pedagogical coordinators, school managers, supervisors, teacher educators and others interested in this topic. In this sense, it is important that mathematics teachers reflect on their own teaching practice from the perspective of Ethnomathematics, as an intercultural and interdisciplinary pedagogical action, and creative insubordination as a relaxation of behavioral rules and rules in order to provoke disciplinary limits practiced in schools.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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PRODUTO_PropondoPerspectivaEtnomatemática.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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