Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13243
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Glauber Fonseca-
dc.date.accessioned2021-05-18T19:59:15Z-
dc.date.available2021-05-18T19:59:15Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Glauber Fonseca. Teoria e ensino de história: respostas ao mundo presente. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13243-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNosso propósito neste trabalho é apresentar algumas estratégias didáticas diferenciadas no ensino básico de história, buscando estimular o interesse e o envolvimento dos alunos com a disciplina histórica. Essas estratégias buscam partir da realidade local e das necessidades educacionais apresentadas pelos alunos em seu contexto específico de mundo para que possamos ajuda-los a perceber por si mesmos sua própria condição histórica e desenvolverem as habilidades relacionadas à essa condição. Para a realização destas estratégias didáticas buscamos empreender no primeiro capítulo uma reflexão teórica sobre o que seriam os princípios existenciais da história, ou seja, apontamos quais são as condições estruturais da vida humana que permitem o aparecimento de toda história, seja ela vivida ou narrada. De posse da compreensão destas condições fundamentais da história, explicitados, buscaremos identificar quais são as tendências do projeto existencial e histórico predominantes no contemporâneo em que se encontram as novas gerações, estaremos então no segundo capitulo. Nos capítulos três e quatro relatamos experimentos que buscam explorar habilidades relacionadas ao reconhecimento da própria historicidade e à ao apropriarem-se dos fenômenos à ela relacionada possam construir uma relação mais autêntica com a história.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectNecessidades do educandopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.titleTeoria e ensino de história : respostas ao mundo presente.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Valdei Lopes dept_BR
dc.contributor.refereeHaddock Lobo, Rafaelpt_BR
dc.description.abstractenOur purpose in this work is to present some didactic strategies differentiated in the basic education of history, trying to stimulate the interest and the involvement of the students with the historical discipline. These strategies seek to build on the local reality and the educational needs presented by students in their specific temporality and context so that we can help them to realize for themselves their own historical condition and to develop the skills related to that condition. For the accomplishment of these didactic strategies we try to undertake, in the first chapter, a theoretical reflection on what would be the existential principles of history, that is, we pointed out what are the structural conditions of human life that allow the appearance of all history, whether lived or narrated With the understanding of these fundamental conditions of history, we seek in the second chapter to identify the tendencies of the existential and historical project prevailing in the contemporary world, in which the new generations, our students in general, mobilize themselves. In chapters three and four we report didactic experiments that seek to explore abilities related to the recognition of the historicity inside which our students mobilize themselves and the historicity that they are, in order to make possible its appropriation and elaboration more properly authentic.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TeoriaEnsinoHistória.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons