Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13242
Title: Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu.
Authors: Bento, Elaine Gonçalo
metadata.dc.contributor.advisor: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Keywords: Longevidade escolar
Estratégias educacionais
Sociologia da educação
Ensino superior
Pós-graduação stricto sensu
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Portes, Écio Antônio
Citation: BENTO, Elaine Gonçalo. Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Abstract: A constituição deste objeto de pesquisa no Brasil, a saber, a longevidade escolar de camadas populares, se inspirou inicialmente na literatura francesa e se estabeleceu na sociologia da educação brasileira com os trabalhos de Portes (1993), Viana (1998) e Silva (1999). O acesso de sujeitos de camadas populares ao Ensino Superior brasileiro, sobretudo às universidades públicas, ainda constitui algo estatisticamente improvável para muitos jovens e chegar à pósgraduação stricto sensu pode vir a ser um obstáculo ainda maior. Diante desse cenário, esta pesquisa descreve e analisa estratégias e mobilizações construídas por estudantes oriundos de camadas populares matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto para a construção de suas trajetórias acadêmicas e para o seu ingresso no mestrado acadêmico. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído por estudos da Sociologia da Educação sobre a longevidade escolar das camadas populares no âmbito da realidade brasileira. Quanto ao percurso metodológico, seguiu-se três etapas: a) aplicação de questionário socioeconômico eletrônico para configuração das características sociais dos estudantes de cursos de pós-graduação de oito áreas do conhecimento; b) realização de entrevistas com cinco estudantes de cursos de mestrado acadêmico; e c) análise interpretativa dos dados coletados. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, de um modo geral, o envolvimento das famílias de camadas populares com a escolarização dos filhos se dá de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional, nota-se que a presença dessas famílias ocorre de modo periférico ao estritamente escolar e por meio de práticas educativas que possibilitam aos sujeitos condições objetivas favoráveis à longevidade escolar para além da graduação, pois os sujeitos pesquisados ascenderam ao mestrado acadêmico. Os resultados desta pesquisa revelam ainda que as trajetórias dos cinco estudantes de camadas populares foram perpassadas por mobilizações familiares e individuais, pela condição de bons alunos, que gostavam da escola e tinham bons resultados escolares, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de escolarização de curto prazo em prol de um percurso longevo, ou seja, em prol da ascensão a níveis mais elevados de ensino, como o mestrado acadêmico.
metadata.dc.description.abstracten: The scholar longevity of popular classes of this research object in Brazil has been inspired by French literature, having been established in sociology of Brazilian education by Portes (1993), Viana (1998) and Silva (1999). The access of popular class subjects to college education in Brazil, specially to public institutions, even constitute an unprobeable statistics for many young people able to reach a stricto sensu post-graduation courses may be an even bigger obstacle. Given this scenario, this research describes and analyses strategies and mobilizations made by popular classes who are enrolled in stricto sensu post-graduation courses of the Federal University of Ouro Preto; such events help these students in their academic careers as well as their enrollment in the Master’s degree. The theoretical framework of this paper is constituted by studies of Education Sociology about the longevity of popular extracts in the reality of Brazilian universities. As for the methodology, we followed three stages: a) application of a digital social-economical questionnaire for the configuration of the social features of post-graduation students in eight different fields; b) interview with five students enrolled in academic Master’s courses; c) interpretative analysis of the collected data. The results obtained in this study show that, in general, the family’s involvement in popular extract subjects’ lives happens in a heterogenic manner, with few or no intentional scholar projection. It is also noticeable that the presence of these families take place in such a way that are not completely involved with the student’s strictly scholar life and by the few use of educative practices that allow subjects to have contact with a favorable academic career, aiming at post-graduation courses and continuing their studies, which did happen to the interviewed subjects. The results in this research also reveal that the journeys taken by the five interviewed academics from popular extracts were pierced by family and individual mobilizations, by the condition of being good students who liked school and presented good grades, as well as the development of strategies of scholarization in a short period of time, that is, aiming the ascension to more elevated levels of education, as it is so in a Master’s degree education.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13242
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_LongevidadeExcelênciaEscolar.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons