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Título: A percepção de professores do ensino básico sobre uma atividade didática com o conteúdo de pH a ser aplicada em uma sala de aula com aluno surdo.
Autor(es): Almeida, Ana Cláudia Carvalho de
Orientador(es): Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Palavras-chave: Surdez
Educação inclusiva
Experimentação
Química
Data do documento: 2021
Membros da banca: Oliveira, Iara Terra de
Souza, Gilmar Pereira de
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Referência: ALMEIDA, Ana Cláudia Carvalho de. A percepção de professores do ensino básico sobre uma atividade didática com o conteúdo de pH a ser aplicada em uma sala de aula com aluno surdo. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Com o início e crescimento da discussão sobre a Educação Inclusiva, a Química, como uma ciência abstrata, se mostrou um desafio ainda maior para professores. Assim, nos debruçamos no presente trabalho na construção de uma atividade didática experimental de caráter investigativo sobre o tema pH para ser trabalhada em sala de aula com alunos surdos. Sob a visão de professores do Ensino Básico, discutiu-se a validade da aplicação dessa atividade em sala de aula e sua contribuição para uma aprendizagem mais eficaz dos alunos surdos. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e seguiu o seguinte percurso: escolha do tema; construção da atividade; elaboração de uma cartilha para os professores; coleta de dados por meio de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas; e uma roda de conversa também on-line. Os dados foram discutidos com o aporte da análise de conteúdo. No total, 15 professores de instituições públicas e privadas de Minas Gerais responderam ao questionário. Como resultado, tem-se que73,3% dos participantes já tiveram alunos surdos em sala e 60% não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência. Além disso, ouviram-se críticas, sugestões, dificuldades e obstáculos dos professores para, desta forma, validar a proposta feita. Assim, 85% dos respondentes disseram que a cartilha proposta trouxe informações relevantes para sua atuação profissional e 64% informaram que trouxe novas informações. Diferentes temas também foram apontados, como: formação continuada; despreparo ao sair da graduação; maior presença dos alunos com deficiência na rede pública de ensino; e a dificuldade dos professores de instituições privadas em trabalhar com estes alunos. Para 93,3% dos professores que participaram da pesquisa a atividade proposta é válida no trabalho com alunos surdos. Diante disso, buscou-se fomentar as pesquisas na área de inclusão de surdos na Química, acreditando que trabalhos como este possam incentivar a presença dos alunos com deficiência no Ensino Básico regular, bem como colaborar com os professores que buscam apoio e formação para atuar de forma efetiva por uma Educação Inclusiva.
Resumo em outra língua: With the beginning and growth of the discussion on Inclusive Education, Chemistry, as an abstract science, proved to be an even greater challenge for teachers. Thus, we focus on the present work in the construction of an experimental didactic activity of an investigative character on the pH theme to be worked on in the classroom with deaf students. According to the view of Basic Education teachers, the accuracy of the application of this activity in the classroom and its contribution to a more effective learning of deaf students was discussed.The research carried out is of a qualitative nature and was used the following path: choice of theme; construction of the activity; elaboration of a booklet for teachers; data collection through an online questionnaire with discursive and multiple choice questions; and an online conversation group. The data were discussed with the contribution of the content analysis. In total, 15 teachers from public and private institutions in Minas Gerais answered the questionnaire. As a result, 73.3% of the participants have already had deaf students in their classroom and 60% do not feel prepared to work with students with disabilities. In addition, criticism, suggestions, difficulties and obstacles from teachers were heard in order to validate the proposal. Thus, 85% of respondents said that the proposed booklet brought relevant information to their professional performance and 64% reported that it brought new information. Different topics were also pointed out, such as: continuing education; unpreparedness when leaving graduation; greater presence of students with disabilities in the public school system; and the difficulty of teachers from private institutions in working with these students. For 93.3% of the teachers who participated of the research, the proposed activity is valid when working with deaf students. Therefore, we sought to encourage research in the area of inclusion of deaf people in Chemistry, believing that works like this can encourage the presence of students with disabilities in regular Basic Education, as well as collaborate with teachers who seek for support and training to act effectively for Inclusive Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13229
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 04/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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