Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13200
Título: Em nome do padre, do jornal e do golpe : a intriga de 1964 em O Arquidiocesano.
Autor(es): Sena, Marcelo Augusto Barbosa
Orientador(es): Brittes, Juçara Gorski
Palavras-chave: Igreja Católica - Arquidiocese de Mariana
Golpes de Estado
Imprensa católica
Jornalismo - aspectos políticos
Narrativa - retórica
Data do documento: 2019
Membros da banca: Brittes, Juçara Gorski
Renó, Denis Porto
Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Menezes, William Augusto
Referência: SENA, Marcelo Augusto Barbosa. Em nome do padre, do jornal e do golpe: a intriga de 1964 em O Arquidiocesano. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta pesquisa analisa a comunicação narrativa percebida a partir de publicações anticomunistas do jornal O Arquidiocesano durante a década de 1960, tendo como clímax da tensão o golpe de Estado de 1964. Para isso, é trabalhada a tessitura da intriga proposta por Paul Ricoeur (2012) tanto para compreender o conceito de narrativa quanto para desenvolver a arquitetura da análise. Nos textos, é desenvolvido um olhar para as vozes narrativas a partir do que diz Luiz Gonzaga Motta (2013).
Resumo em outra língua: This research analyzes the narrative communication perceived through the anti-communist publications of the newspaper O Arquidiocesano during the 1960s, climaxing on the tension of the 1964 coup d’état. To do so, we worked on the weaving of intrigue proposed by Paul Ricoeur (2012) to understand the concept of narrative and develop the architecture of the analysis. In the texts, we contemplate the narrative voices, based on the ideas of Luiz Gonzaga Motta (2013).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13200
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_NomePadreJornal.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons