Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13197
Título: Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.
Autor(es): Teixeira, Joana Santos
Orientador(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Palavras-chave: Química - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Prática de ensino
Data do documento: 2021
Membros da banca: Robert, André Désiré
Souza, Gilmar Pereira de
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Referência: TEIXEIRA, Joana Santos. Experimentação contextualizada nas aulas de química: investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Em muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.
Resumo em outra língua: In many moments, students have difficulties in learning contents taught in Chemistry. The reasons are, most of the time, for being abstract subjects and approached in a decontextualized way from their reality. One of the documents, it regulates which are the essential learnings to be worked on in Brazilian public schools, is the Common National Curricular Base (BNCC). This document, in turn, considers contextualization as a potential methodological resource, which correlates the knowledge, skills and attitudes of the student in his training process. Even when the teacher is aware of the importance of contemplating the competencies required in the official normative documents of the Basic Education curriculum, such as the BNCC and Common Basic Content (CBC) in Minas Gerais, there are adversities for its implementation, mainly in a public-school context. In order to contribute with materials to be used by these teachers in their lesson plans, this work produced and made available an ebook, containing a Didactic Sequence (DS), which uses alternative and easily accessible materials for carrying out experimental activities. For such activities, the investigative approach was considered (CARVALHO, 2011) during the discussions held throughout the classes, as well as the interpretation of the evidence observed in the experiment. Throughout the execution of the DS, it was proposed that students work both individually and collectively, where discussions would be made with the socialization of ideas and hypotheses, to solve the problem situation presented in the experimental activity. With the structuring of the ebook, it was expected that it would be possible to work with students, some of the skills required in BNCC and CBC, based on the content of endothermic and exothermic processes, breaking with the spontaneous knowledge they bring and enabling the development of scientific knowledge (BACHELARD, 1996). The general didactic content of the activities were endothermic and exothermic processes, from the discussion of the experiment of reused charcoal in barbecues. DS was made up of five classes and the target audience is 2nd year high school students, from the public school. The focus of the discussions should combine both the general competences of the BNCC and the specific ones of the Natural Sciences and its Technologies. The purpose of this proposal was to provide the student with a teaching and learning environment that would encourage his critical and reflective thinking about the context that surrounds him. As well as, contribute to the school practices of teachers of Natural Sciences of Basic Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13197
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 29/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ExperimentaçãoContextualizadaAulas.pdf12,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DesvendandoMistérioCarvão.pdf26,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons