Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13169
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Kerley dos Santospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Renato Reis de-
dc.date.accessioned2021-03-26T15:02:58Z-
dc.date.available2021-03-26T15:02:58Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renato Reis de. Percepção ambiental dos professores visitantes do Parque Estadual da Serra do Rola Moça em Belo Horizonte/MG: perspectivas ao turismo pedagógico. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13169-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA educação ambiental é um processo dinâmico, contínuo e participativo que busca despertar na população a consciência, incentivando a aquisição de conhecimentos e experiências que lhe permitam identificar-se com a problemática ambiental, seja em nível mundial ou em nível específico, quer dizer, no meio em que vivem. Os estudos do meio são ferramentas estratégicas para o incremento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (UC), as quais apresentam interface ao Turismo Pedagógico. O presente trabalho pesquisou sobre a percepção ambiental dos professores visitantes do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte/MG, acerca da relação socioambiental e do processo ensino-aprendizagem pela via do turismo pedagógico. Para o estudo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas de modo remoto. A pesquisa revelou que os professores participantes percebem que a utilização de UCs como espaço educativo pela via do turismo pedagógico pode servir de auxílio ao aprimoramento do processo de ensino aprendizagem, da valorização da cultura e uma abordagem da questão socioambiental na escola. Assim, a partir da análise dessas interrelações no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, foi possível subsidiar uma proposta de formação para professores, a qual poderá colaborar na ampliação dos debates e melhorar a prática pedagógica. Acredita-se que esse estudo possa contribuir com a discussão teórica e prática a respeito da gestão da aprendizagem, em grupos de professores, envolvendo estudos do meio, assim como, a Educação e a Percepção Ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção geográficapt_BR
dc.subjectParque Estadual da Serra do Rola Moçapt_BR
dc.subjectTurismo - pedagogia culturalmente relevantept_BR
dc.titlePercepção ambiental dos professores visitantes do Parque Estadual da Serra do Rola Moça em Belo Horizonte/MG : perspectivas ao turismo pedagógico.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.pt_BR
dc.contributor.refereeAlves, Kerley dos Santospt_BR
dc.contributor.refereeGameiro, Danton Helenopt_BR
dc.contributor.refereeBarba, Clarides Henrich dept_BR
dc.description.abstractenEnvironmental education is a dynamic, continuous and participatory process that tries to raise people´s consciousness, incentivizing the acquisition of knowledge and experiences that allow them to identify themselves with environmental issues, whether at a global level or at a specific level, that is, the environment in which they live. Environmental studies are strategic tools for increasing Environmental Education in Conservation Units (CU), which present an interface to Pedagogical Tourism. The present work investigated the environmental perception of teachers who visit Serra do Rola Moça State Park, in Belo Horizonte / MG, about the socio-environmental relationship and the teachinglearning process via pedagogical tourism. For this study, bibliographic research and interviews were carried out remotely. The research revealed that the participating teachers perceive that the use of UCs as an educational site via pedagogical tourism can be used as an increment to improve the teachinglearning process, valuing culture and addressing the socio-environmental issue at school. Thus, from the analysis of these interrelationships in Serra do Rola Moça State Park, it was possible to propose a training plan for teachers, which will be able to collaborate with the expansion of debates and the improvement of pedagogical practices. It is believed that this study may contribute to the theoretical and practical discussion regarding the management of learning process, in groups of teachers, regarding environmental studies, as well as, Education and Environmental Perception.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGSEA - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PercepçãoAmbientalProfessores.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons