Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13136
Título : Rastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.
Autor : Veras, Julia Sant Anna dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Letícia Mendes de
Palabras clave : Mulheres no teatro
Teatro - produção e direção
Artes cênicas
Fecha de publicación : 2020
metadata.dc.contributor.referee: Oliveira, Letícia Mendes de
Abreu, Ana Carolina Fialho de
Souza, Raquel Castro de
Oliveira, Aline Mendes de
Citación : VERAS, Julia Sant Anna dos Santos. Rastros cênicos: um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumen : Esta dissertação traz uma reflexão no campo da gênese da encenação contemporânea e da participação feminina na história do teatro, recortada principalmente na cena brasileira, narrada a partir de uma perspectiva pessoal de encontros com os nomes abordados. O trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a direção teatral, tendo como ponto de partida uma investigação feminista. A coleta e a análise deste trabalho perpassam por conceitos da teoria do teatro e da história da encenação. Para tanto, verifica-se aqui uma opção autoetnográfica (CALVA, 2019) na construção da narrativa teórico-crítica da pesquisa. O estudo lança um olhar para a artes cênicas a partir de três perspectivas: a história (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); descrição e análise, a partir do espetáculo E se elas fossem para Moscou? de Christiane Jatahy (2014-2020), refletindo a cena contemporânea (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); a criação, no exame da encenação Daquele Naipe (2018-2020) cuja poética reflete reverberações entendidas como ação de resistência às estruturas de poder (KILOMBA, 2019).
metadata.dc.description.abstracten: This dissertation brings a reflection in the field of the genesis of contemporary staging and female participation in the history of theater, cut out mainly in the Brazilian scene, narrated from a personal perspective of encounters with the names addressed. The work aims to present studies on theatrical direction, starting with a feminist investigation. The collection and analysis of this work go through concepts of theater theory and the history of staging. To this object, an autoethnographic option (CALVA, 2019) is found here in the construction of the theoretical-critical narrative of the research. The study takes a look at the performing arts from three perspectives: history (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); description and analysis, from the show E se elas fossem para Moscou? by Christiane Jatahy (2014-2020), reflecting the contemporary scene (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); the creation, in the examination of the staging Daquele Naipe (2018-2020) whose poetics reflects reverberations understood as an action of resistance against the structures of power (KILOMBA, 2019).
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13136
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_RastrosCênicosPercurso.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons