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Título: A eficiência das escolas brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(es): Souza, Matheus Gomes do Carmo de
Orientador(es): Delgado, Victor Maia Senna
Palavras-chave: Educação - aspectos sociais
Educação infantil
Data do documento: 2019
Membros da banca: Delgado, Victor Maia Senna
Souza, Igor Viveiros Melo
Oliveira, Breynner Ricardo de
Referência: SOUZA, Matheus Gomes do Carmo de. A eficiência das escolas brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: A presente dissertação busca entender o grau eficiência das escolas municipais que ofertam os Anos Iniciais do ensino fundamental. Para isso o estudo se propõe a construir um índice de eficiência por escola através do Data Envopment Analysis (DEA) sob Retornos Constantes de Escala, corrigido por Bootstrap para tratamento dos outliers e também um índice de Malmquist, que mensura ganhos de produtividade e depois a entender quais fatores relacionados aos alunos e ao contexto da escola influenciam esse índice, com base na estimação de um Feasible Generalized Least Square (FGLS), correspondente ao segundo estágio de um modelo de Data Envopment Analysis (DEA) em dois estágios. Optou-se então por dividir a dissertação em duas partes, a primeira se preocupa em contextualizar e construir o índice, demonstrando como as escolas eficientes estão distribuídas pelo Brasil. A segunda trabalha a importância dos fatores citados acima, buscando evidenciar algumas medidas possíveis para a melhorar a eficiência das escolas.
Resumo em outra língua: This dissertation seeks to understand the efficiency of municipal schools that offer the Early Years of elementary school. For this, the study proposes to build an efficiency index per school through the Data Envopment Analysis (DEA) under Constant Returns of Scale, corrected by Bootstrap for the treatment of outliers and also a Malmquist index, which measures productivity gains and then the understand which factors related to students and the school context influence this index, based on the estimation of a Feasible Generalized Least Square (FGLS), corresponding to the second stage of a two-stage Data Envopment Analysis (DEA) model. It was then decided to divide the dissertation into two parts, the first concerned with contextualizing and building the index, demonstrating how efficient schools are distributed throughout Brazil. The second works on the importance of the factors mentioned above, seeking to highlight some possible measures to improve the efficiency of schools.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13060
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